Mundo | 24 de novembro de 2014

Novo e potente analgésico recebe aprovação nos Estados Unidos

É o segundo medicamento do tipo aprovado pela FDA em 2014
Purdue Pharma LP

A agência reguladora de saúde dos EUA, a FDA, aprovou um novo analgésico narcótico de ação prolongada com propriedades opioides, produzido pela Purdue Pharma LP. O medicamento Hysingla ER aumenta a polêmica sobre a liberação de drogas que podem levar a overdose.

Trata-se do segundo medicamento do tipo a ser aprovado pela FDA em 2014. O primeiro foi o Zohydro (do laboratório Zogdnix), também contém hidrocodona pura, um narcótico sem o acetaminofen usado em outros opioides, como o Vicodin. Fármacos de ação prolongada trazem maiores riscos de overdose do que as formulações de ação curta.

A comercialização do Zohydro tem gerado polêmica entre médicos e grupos de defesa do consumidor, que temem o agravamento da crescente dependência de opiáceos, responsável por 125 mil mortes por overdose no país nos últimos 10 anos.

Outra característica da droga é que o comprimido é difícil de esmagar, quebrar ou dissolver, dificultando a inalação. Possui ainda um hidrogel viscoso que não pode ser facilmente preparado para a injeção.

Conforme o diretor do centro adjunto de programas reguladores da FDA, Dr. Douglas Throckmorton, “para os pacientes com dores severas o suficiente para precisar de um opioide, essa oferta (Hysingla) traz a vantagem de uma dosagem diária em uma formulação que esperamos reduzir o abuso e o mau uso”.

VEJA TAMBÉM