Gestão e Qualidade | 23 de junho de 2014

Moinhos de Vento institui programa para emergências neurológicas

Auxílio no diagnóstico garante agilidade no atendimento ao AVC
Moinhos de Vento institui programa para emergências neurológicas

Desde o dia 21 de junho, uma equipe de médicos especialistas em neurologia vascular passou a fazer plantão, 24 horas, todos os dias da semana, na emergência do Hospital Moinhos de Vento (HMV). O projeto busca auxiliar no diagnóstico, via videoconferência, de pacientes de hospitais que necessitem destes profissionais para atender seus pacientes. O atendimento é feito através do Programa de Telemedicina, em parceria com o Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia (Ceanne).

A parceria entre o HMV e os hospitais remotos vai facilitar o tratamento do AVC, especialmente se os sintomas (dificuldades visuais, de fala, desequilíbrio, tonturas, perda de força) começaram há menos de quatro horas e meia. O neurologista de plantão poderá realizar um exame clínico à distância e avaliar a tomografia para dar o diagnóstico do paciente já que dois milhões de células do cérebro morrem por minuto durante um AVC.

O atendimento rápido reduz em 30% o risco de sequelas da doença, recuperando o quadro neurológico. E a medicação só pode ser aplicada por médico emergencista devidamente treinado, com orientação de médico neurologista. O AVC mata seis milhões de pessoas por ano e é a segunda maior causa de morte no mundo. Os primeiros socorros de doenças neurológicas e, especialmente, no tratamento do AVC devem ser feitos o mais rapidamente possível.

VEJA TAMBÉM