Política | 8 de abril de 2021

Ministro da Saúde visita hospitais do RS e se reúne com lideranças

Esta foi a primeira visita ao RS de Marcelo Queiroga como ministro
Ministro da Saúde visita hospitais do RS e se reúne com lideranças

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga visitou pela primeira vez o Rio Grande do Sul como chefe da pasta ministerial. Queiroga esteve reunido com os diretores do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Também conversou com autoridades políticas do Estado, como o governador Eduardo Leite e o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo.

Recepcionado pelo diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, ainda no aeroporto, o ministro da Saúde começou a visita pela instituição, na parte da manhã, no espaço do Programa de Ações para Intervenções Terapêuticas e Vacinas contra a Covid-19 em Porto Alegre (Provid-POA) do Hospital Conceição (HNSC), onde conheceu o trabalho de pesquisa com a vacina da Janssen.

O ministro também fez questão de conhecer a nova área recém-inaugurada do HNSC com 55 leitos clínicos para pacientes com Covid-19, o posto 4º I, passando também pela UTI, onde conversou com os funcionários. Oliveira ressaltou: “esta é uma obra deste governo. Nós transformamos um grande depósito em 55 leitos para atendimento a pacientes com Covid.”

queiroga_ghc

O ministro teve ainda reunião com autoridades, na Diretoria do GHC, para tratar da situação da vacinação no Estado. Estiveram presentes, entre outros, o governador do Estado, Eduardo Leite, o prefeito de Porto alegre, Sebastião Melo, o vice-prefeito, Ricardo Gomes, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, o secretário de Atenção Primária à Saúde do MS, Raphael Câmara Parente, o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Luiz Otávio Franco Duarte, a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações do MS, Francieli Fantinato, além do diretor técnico do GHC, Francisco Paz, e do diretor administrativo e financeiro do GHC, Moises Prevedello. Na ocasião, o ministro falou que o objetivo é vacinar toda a população brasileira o mais rápido possível.

Marcelo Queiroga fez uma saudação para o corpo clínico e gerências do GHC, agradecendo o que os profissionais da instituição têm feito pelos gaúchos. Ele explanou que tem como incumbência do Presidente da República implementar o maior programa de vacinação do mundo. “É um legado que queremos deixar para a sociedade”, disse.

queiroga_ghc_equipe

Na oportunidade, o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, solicitou auxílio ao ministro para a aquisição de medicamentos e para a conclusão do Centro de Hematologia e Oncologia do GHC.

Já o governador Eduardo Leite, entregou ao ministro um pedido de envio de novos equipamentos – 100 monitores cardíacos, 100 respiradores beira-leito, 100 respiradores de transporte e 400 bombas de infusão. “Estamos vendo uma leve redução de internações em leitos clínicos e de UTI, mas estamos nos aproximando do inverno, momento no qual começam a surgir outras doenças respiratórias, que também demandam atendimento. Por isso, o momento ainda inspira cuidados, e precisamos ter equilíbrio e sensatez, garantindo estrutura de atendimento hospitalar e, de outro lado, a expansão da vacinação”, ponderou Leite.

queiroga_leite

O deputado federal Pedro Westphalen (PP/RS), presente ao evento, reforçou o pedido para que o governo federal trate com prioridade as carências gaúchas, principalmente a necessidade de disponibilização de mais vacinas. Westphalen também alertou o ministro para crise financeira das instituições hospitalares, com o aumento do custo hospitalar (sobrepreço de insumos), a falta de medicamentos, oxigênio e EPIs, itens essenciais para o enfrentamento da Covid-19.

queiroga_pw

“Foi uma oportunidade importante de integração para alinharmos a pauta e trabalharmos juntos pela saúde de Porto Alegre. Além do apelo por mais vacinas, pedi avaliação para priorizarmos a imunização dos profissionais da educação”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Segundo Queiroga, é necessário restabelecer o canal de comunicação com a sociedade científica, academia e médicos assistenciais para construir uma saída conjunta. “A vacina é uma delas, não é hora de aprofundarmos divergências, mas buscarmos convergências”. Além disso, o ministro reiterou a obediência aos cuidados de prevenção, como o uso de máscara, constante higiene das mãos e distanciamento.

Visita ao HCPA

Após a visita ao GHC, Queiroga visitou o HCPA. A direção do hospital o acompanhou a visita às instalações do CTI Covid e apresentou os principais números do hospital, responsável pelo maior número de leitos críticos em todo Estado.

“Foi uma visita importante, pois somos um hospital público federal que se empenhou em uma entrega de altíssima qualidade com os recursos recebidos”, ressaltou a diretora-presidente do Clínicas, professora Nadine Clausell

queiroga_hcpa

 

 



VEJA TAMBÉM