Estatísticas e Análises | 22 de julho de 2015

Medicina e Saúde é o principal interesse da população brasileira

No RS, jornalistas, médicos e religiosos são as fontes que mais inspiram confiança
Medicina e Saúde é o principal interesse da população brasileira

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou recentemente os dados do estudo da série Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, realizado pelo Centro de Gestão e Estudo Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pela Pasta. Os resultados foram apresentados durante entrevista à imprensa na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que neste ano realizou-se em São Carlos (SP).

O estudo aponta as áreas em que os entrevistados demonstraram maior interesse. No Brasil, Medicina e Saúde com 78%, Meio Ambiente 78%, Religião 75%, Economia 68% e Ciência e Tecnologia com 61%, ficaram à frente de áreas como Arte e Cultura com 57%, Esportes 56%, Moda 34% e Política 27%.

Referente aos dados do Rio Grande do Sul, a pergunta o quão interessado você é em Medicina e Saúde apresentou 44,8% muito interessado, 41,7% interessado, 9,4% pouco interessado e 4,2% nada interessado. As fontes que mais inspiram confiança para os gaúchos são jornalistas, médicos e religiosos, com 32,5% e médicos e religiosos empatados com 13,5%.

Os dados do estudo Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil podem ser acessados pelo endereço percepcaocti.cgee.org.br. Os usuários podem fazer a sua própria análise, cruzando as respostas do estudo de acordo com variáveis como faixa etária, região e gênero.

Os dados foram coletados entre os dias 22/12/2014 e 16/3/2015, em 1962 entrevistas, realizadas em todas as regiões do Brasil.

VEJA TAMBÉM