Mundo | 30 de abril de 2015

Medicamento promete eliminar a “papada”

Aplicação poderá ser feita por dermatologista
Medicamento promete eliminar a papada

A agência norte-americana reguladora de medicamentos e alimentos, FDA, aprovou no dia 28 de abril uma nova droga que promete acabar, sem cirurgias, com o excesso de gordura no queixo, condição popularmente conhecida como “papada”.

A droga chamada Kybella possui uma substância que dissolve a gordura sob o queixo. Espera-se que comece a ser disponibilizada nos Estados Unidos em junho deste ano.

O tratamento pode ser feito na própria clínica do dermatologista, através de uma injeção, sendo assim, menos invasivo do que as tradicionais lipoaspirações.

Kybella é uma versão de ácido deoxicólico “uma molécula que ocorre naturalmente no corpo e que auxilia na quebra de gordura da dieta”, segundo seu fabricante, a Kythera Biopharmaceuticals, com sede na Califórnia.

“Ela interrompe a célula de gordura”, disse o médico Derek Jones, que fez uma apresentação para a Agência americana no mês de março. “Quando ela desaparece, desaparece permanentemente”.

Jones disse que a droga destrói a gordura. O que resta da célula de gordura é absorvido de volta para o corpo “por meio das vias metabólicas normais”, disse.

Aplicação

O dermatologista desenha uma grade de pequenos pontos sob o queixo de seu paciente, e injeta 0,2 centímetros cúbicos em cada ponto. As injeções levam cerca de cinco minutos para serem aplicadas, sem a necessidade de curativos após a aplicação.

O resultado surge em três dias, em média. O medicamento ainda não é indicado para outras partes do corpo. Especialistas destacam que a droga é ideal para pacientes que têm problemas de pele, não para aqueles que têm a “papada” com grande excesso de gordura ocasionada pelo excesso de peso.

Os efeitos secundários relatados foram hematomas, inchaço e dormência temporária.

KYTHERA

VEJA TAMBÉM