Gestão e Qualidade | 22 de agosto de 2023

Instituto Unimed Porto Alegre entrega a 1ª Praça Sustentável da Capital

Braço social da Unimed Porto Alegre busca estimular a criação de espaços públicos inovadores e sustentáveis em Porto Alegre, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
Instituto Unimed Porto Alegre apresenta a 1ª Praça Sustentável da Capital

O Instituto Unimed Porto Alegre, braço social da Unimed Porto Alegre, entregou à comunidade a 1ª Praça Sustentável de Porto Alegre, em evento no dia 21 de agosto de 2023, às 9h30, na Praça Dr. Maurício Cardoso, no bairro Moinhos de Vento. A iniciativa contou com a parceria da Associação de Amigos da Praça Maurício Cardoso, e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Parcerias (SMP) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (SMAMUS).

O projeto busca estimular a criação de espaços públicos inovadores e sustentáveis na Capital. Com a responsabilidade técnica da Trashin, a iniciativa beneficiará a comunidade diretamente, contribuindo para criar a conscientização da reciclagem e do descarte adequado de resíduos, além de promover a cultura do cuidado ambiental. A ação também proporcionará renda a trabalhadores de cooperativas de reciclagem, estimulando o desenvolvimento econômico e social.


PUBLICIDADE

Health-Meeting-Banner-Site-Setor-Saúde


Geração de trabalho e renda, com preservação do meio ambiente

“A iniciativa está alinhada com a nossa Política Institucional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, que busca o fortalecimento da cooperativa e de suas partes interessadas de forma sustentável, gerando trabalho e renda, preservando o meio ambiente e mitigando seus impactos adversos, contribuindo, dessa forma, para o bem-estar da sociedade”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Marcio Pizzato.

“As parcerias estão no DNA da nossa gestão. Essa união de esforços do Instituto Unimed Porto Alegre com os amigos da Praça Maurício Cardoso traduz o pertencimento que a prefeitura estimula, neste projeto que agrega inovação e sustentabilidade aos cuidados com o espaço público”, destaca o Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.


 PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Segundo a diretora financeira da Associação de Amigos da Praça Maurício Cardoso e prefeita da Praça, Maria do Carmo Meneghetti Soccol, a entidade tem como objetivo, desenvolver, juntamente com a prefeitura da capital, uma experiência de coprodução de um espaço público que seja um modelo de socialização, cultura e integração. “Buscamos o engajamento dos moradores e estabelecimentos do bairro, que usufruam e contribuam com a Praça, fazendo dela um modelo de impacto positivo, de inclusão social e a participação do usuário, estimulando uma atitude mais colaborativa e representativa. A Praça é um dos pontos mais charmosos do bairro Moinhos de Vento, localizado em área de grande visibilidade, não só para os que aqui residem, mas também para turistas. Então, adotar iniciativas inovadoras para contribuir com questões atuais, é de grande importância. Foi grande a felicidade em ter o Instituto Unimed Porto Alegre abraçando este nosso desejo”, diz.

Conforme o gerente executivo operacional do Instituto Unimed Porto Alegre, Gerson Silva, a ação integra o Programa de Gestão da Saúde Ambiental da Unimed Porto Alegre, que busca engajar as pessoas para a valorização e cuidado com o meio ambiente e converge com as dimensões do ESG. “A Praça Maurício Cardoso, no bairro Moinhos de Vento, está localizada cerca de 350 metros do novo Centro de Diagnóstico Unimed, e foi a escolhida para receber o projeto piloto. Durante dois anos, o Instituto estará à frente da ação que também busca inspirar outras organizações no cuidado com a nossa cidade”, enfatiza Silva.


PUBLICIDADE

BANNER-KAPLAN-ONCOCLINICAS


Renda gerada para os trabalhadores da reciclagem

Segundo o CEO da Trashin, Sérgio Finger, a gestão de resíduos começa muito antes da coleta. “O início se dá ainda com a parte educativa, de sinalização completa de lixeiras, plataforma de educação online para usuários e coletores personalizados e sustentáveis. A Trashin foi responsável pela sinalização dos coletores de resíduos recicláveis e rejeitos, além do treinamento dos colaboradores do projeto, como o zelador da praça e a comunidade local. Após a coleta ser feita, a Trashin será responsável por recolher os resíduos recicláveis, encaminhar para a triagem no Espaço Trashin, e depois encaminhar os materiais para a reciclagem. Após esse processo, é gerado um relatório com a quantidade total de material coletado e por tipo de resíduo, além da renda gerada para os trabalhadores da reciclagem”, informa.

Instituto Unimed Porto Alegre apresenta a 1ª Praça Sustentável da Capital-

O processo de implantação do método Trashin divide os resíduos em dois grupos: reciclável e rejeito. Essa simplificação diminui a dúvida das pessoas no momento do descarte, o que garante um desperdício menor de materiais e uma taxa maior de reciclagem. Na praça, foram instalados dois coletores com jardim auto irrigável no topo, que além de receber os resíduos recicláveis e rejeitos, também apresentam QR Code que destinam para uma página com detalhes do projeto, dados de coleta e renda gerada para trabalhadores da reciclagem.

Instituto Unimed Porto Alegre apresenta a 1ª Praça Sustentável da Capital---

Também foi colocado um container de 1.000 litros para manter uma estação de resíduos, o que permite o armazenamento correto para os resíduos antes de serem coletados e destinados adequadamente, além de duas bituqueiras para descarte correto de cigarros, que também poderão ser reciclados. Além disso, foi feita a sinalização de todos os demais coletores da Praça com adesivos intuitivos do método Trashin, visando o descarte correto.

Essas estações garantem a reciclagem dos materiais recolhidos e o destino adequado para os rejeitos. Além disso, elas mantêm jardins autoirrigáveis com plantas ornamentais no topo, que embelezam o local e geram economia de água. Seu funcionamento se dá por meio de raiz artificial, conectada a um reservatório de água, onde as plantas sugam apenas os nutrientes que necessitam para sobreviver, evitando o desperdício de água.

Instituto Unimed Porto Alegre apresenta a 1ª Praça Sustentável da Capital--

Para acompanhar os resultados, será possível acessar a página online com dashboard informativo sobre o projeto (https://trashin.com.br/unimedpoa-praca-m-cardoso/), com informações sobre descarte correto de resíduos, números da coleta (quantidade recolhida por tipo de resíduo) e renda gerada para trabalhadores da reciclagem.

unimed trashin

 



VEJA TAMBÉM