Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 29 de setembro de 2016

Instituições de saúde premiadas no Top Ser Humano e Cidadania

ABRH-RS realizou cerimônia com os vencedores no dia 27 de setembro
Top Ser Humano e Top Cidadania 2017 premia hospitais gaúchos

Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) homenageou os vencedores dos prêmios Top Ser Humano e Top Cidadania 2016, um dos mais importantes reconhecimentos gaúchos na área de gestão de pessoas e cidadania. A cerimônia de premiação foi realizada na noite de 27 de setembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

A edição contou com 34 premiados nas categorias organização e conhecimento: 28 para o Top Ser Humano, e 6 para o Top Cidadania. Orian Kubaski, presidente da ABRH-RS, diz que a premiação “colabora para o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas e do desempenho profissional”.

Projetos dos hospitais Mãe de Deus, Clínicas, Ernesto Dornelles, Moinhos de Vento foram lembrados no Top Ser Humano, assim como as Unimeds Erechim, Noroeste e Porto Alegre (veja a lista e o nome dos cases abaixo).

Já o Banco de Tecido Humano-Pele/Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais e o SIMERS foram destaques agraciados no Top Cidadania.

Também foi homenageado, durante a cerimônia de premiação, o diretor-presidente da Stemac, Jorge Luiz Buneder, como Personalidade Top Ser Humano. O evento também contemplou outra distinção especial, o Prêmio Mérito, entregue a três empresas (AESC – Hospital Mãe de Deus, Hospital Moinhos de Vento e Indústria de Plásticos Herc).

hed_top_ser_humano_2016

Equipe do Hospital Ernesto Dornelles na premiação

 

Vencedores do Top Ser Humano 2016 ligados à saúde (categoria Organização e case vencedor)

Associação Educadora São Carlos (AESC), do Hospital Mãe de Deus – Geração de Soluções: Pensando e realizando juntos. Ideias e soluções inovadoras alinhadas às estratégias da Instituição.

Centro Clínico Gaúcho – Transformando Valores: 0% de discriminação e 100% de inclusão.

Hospital de Clínicas de Porto Alegre – Distinção por Tempo de Serviço: valorização e reconhecimento aos funcionários do HCPA.

Hospital Ernesto Dornelles – Incluir para Desenvolver.

Hospital Moinhos de Vento – Investimento nos talentos internos. O Hospital Moinhos de Vento fortalecendo a sua cultura e valores, possibilitando o desenvolvimento e o crescimento de seus colaboradores.

Unimed Erechim – Programa Gestão & Ideias.

Unimed Noroeste/RS – Meu Setor Vale Ouro: reconhecendo pessoas para a sustentabilidade do negócio.

Unimed Porto Alegre – Programa Trajetória: um guia para a construção do futuro dos colaboradores da Unimed Porto Alegre.

Vencedores do Top Cidadania 2016 ligados à saúde

Banco de Tecido Humano-Pele/Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais – Banco de Tecido Humano – Pele.

SIMERS, Sindicato Médico do Rio Grande do Sul – RS Contra Aedes.

Top Ser Humano e Cidadania

O Top Ser Humano, criado em 1993, reconhece iniciativas que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas. Já o Top Cidadania, desde 2001 distingue as ações sociais realizadas pelas organizações.

Hospital Restinga conquista Top Ser Humano Nacional

O conjunto de benefícios para a comunidade da zona sul de Porto Alegre garantiu ao Hospital Restinga e Extremo-Sul (HRES) o Prêmio Top Ser Humano Oswaldo Checchia 2016, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). O reconhecimento nacional, conquistado na modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, foi entregue em agosto, em São Paulo. No case “Troca, conquista e trabalho como fator social de transformação”, o Hospital mostrou que a relação de proximidade com a comunidade se dá por meio de desenvolvimento humano, prosperidade social e qualidade de vida. A instituição já havia conquistado, com o mesmo projeto, o Top Cidadania 2015, organizado pela ABRH-RS.

“Uma das estratégias que temos de aproximação com a comunidade, é oferecer cursos profissionalizantes para os moradores da própria região que posteriormente podem ser contratados para trabalhar no Hospital.  Assim, unimos desenvolvimento humano, prosperidade social e qualidade de vida, o fortalecendo o vínculo do Hospital com a comunidade. A relação é uma via de mão dupla – o grupo do hospital e a comunidade transformam e são transformados, todos os dias”, afirma gerente-geral do HRES, Luis Mariath.

Inaugurado em julho de 2014, o Hospital Restinga e Extremo-Sul trouxe grandes avanços sociais para os mais de 100 mil habitantes da região na zona sul da capital. Os moradores encontram um complexo hospitalar que dispõe de emergência 24 horas e unidade de internação apoiados por uma estrutura de exames de diagnóstico. O Hospital é resultado de do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), no qual os recursos de impostos do Hospital Moinhos de Vento são convertidos diretamente em projetos para a qualificação do SUS.

Segundo nota do HRES, a integração com a população local é permanente. O complexo gera qualificação, renda e mais qualidade de vida. Cerca de 52% dos colaboradores de nível médio e técnico do hospital são moradores da região. Parte da equipe foi formada por uma Escola de Saúde que faz parte do projeto, com a missão de qualificar a mão de obra local e formar profissionais para atuação na instituição.

O Hospital é administrado pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, governo do Rio Grande do Sul e Ministério da Saúde. O complexo é dividido em Hospital, Unidade de Pronto Atendimento, Unidade de Diagnóstico, Centro de Especialidades e Escola de Saúde.

hres_premio

HRES recebe premiação da ABRH Nacional. FOTO: Daniel Tavares/Uehara Fotografia

VEJA TAMBÉM