Gestão e Qualidade | 1 de julho de 2014

Hospital da Restinga inicia as atividades

Nas primeiras horas de funcionamento, instituição atendeu quase uma centena de pacientes
Entrada_Principal_HRes

Às 23h do dia 30 de junho foi iniciado o atendimento do Hospital da Restinga e Extremo Sul, a mais nova instituição hospitalar de Porto Alegre. Construído com o conceito do Hospital Moinhos de Vento, a instituição é voltada para a comunidade da região sul da capital,  equivalente a 110 mil habitantes dos bairros Restinga, Lageado, Lami, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol.

Inicialmente, estão abertos os setores de Pronto Atendimento, com 25 leitos e capacidade para atender até 13 mil pacientes adultos e pediátricos ao mês. Estão disponibilizados, ainda, 62 leitos para internação. A administração é feita pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV). “Quando um hospital é inaugurado, as portas não se fecham mais e as luzes nunca se apagam”, resumiu Fernando Torelly, Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento, que atendeu a equipe do portal Setor Saúde durante a visita. Até o meio-dia do dia 1º de julho, 80 pessoas já haviam sido atendidas.

O complexo tem 19.148 m² de área construída, cedida pela prefeitura. O Hospital da Restinga e Extremo Sul ainda não está com toda a sua estrutura inaugurada. A intenção é abrir novos leitos a cada 30 dias. “Tem que ser assim. A liberação é gradual para podermos testar tudo”, explicou Torelly (Foto).

Fernando_Andretta_Torelly

O hospital foi construído com recursos – R$ 110 milhões – de certificação da filantropia obtida pelo Moinhos de Vento. A Associação participa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, em que recursos de isenções fiscais são usados em projetos para melhoria do SUS.

Entre as novidades que serão inauguradas está um setor de ensino. “Teremos também uma escola para formar profissionais da comunidade, que futuramente trabalharão conosco”, revelou o superintendente. Também há uma sala de espera para aqueles que estão prestes a receber alta. Assim, os leitos são liberados de forma mais ágil.

Através de um sistema integrado com postos de saúde e com o próprio Moinhos de Vento, a instituição realiza exames laboratoriais, ecografia, eletrocardiograma, Holter, Mapa, ecocardiograma, endoscopia digestiva alta e baixa, além de raio- x e tomografia digitais. “A interpretação é feita pelas equipes no Moinhos de Vento e o histórico fica registrado. Assim, não há necessidade de repetir exames”, disse Torelly.

O conceito de sistema regional de saúde, adotado no empreendimento, foca na prevenção. “Queremos evitar que o paciente fique doente e, se ficar, temos estrutura para atender. Se houvesse mais cinco hospitais com essa estrutura em Porto Alegre, acabaria a sobrecarga no setor”, concluiu Fernando Torelly.

A inauguração oficial do Hospital da Restinga e Extremo Sul está programada para o dia 4 de julho, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Leito_HRes

Internacao_Hres

HRes

Camas_Leito

 

VEJA TAMBÉM

Verde, amarelo e vermelho: hospital rotula alimentos e aumenta venda de produtos saudáveis

Um recente estudo divulgado no JAMA Network Open (produzido pela Associação Médica Americana), realizado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH), localizado em Boston (EUA), mostrou que inserir rótulos nos produtos alimentares em um refeitório hospitalar pode auxiliar na educação alimentar dos funcionários. Os resultados demonstraram a redução de “calorias compradas” pelos colaboradores e o aumento da venda
MERCADO

Centro Clínico Gaúcho contrata dois novos executivos

A operadora de planos de saúde Centro Clínico Gaúcho (CCG) anunciou a contratação de dois novos executivos. Mauro Medeiros Borges assume a diretoria executiva de operações, e Fábio Bernal Rossetto, a diretoria executiva financeira. Borges é médico e tem experiência em gestão no mercado hospitalar e de planos de saúde. Rossetto é economista com pós-graduação e experiência em gestão empresarial,
SEMINÁRIOS DE GESTÃO

Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde com inscrições abertas

As inscrições para a terceira edição do Seminários de Gestão com o tema Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde, já estão abertas. O evento ocorrerá no dia 2 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas através deste link (inscrições realizadas até o dia 24/07, possuem desconto). Para a inscrição