Gestão e Qualidade, Política | 17 de setembro de 2012

Indústria de equipamentos médicos tem desoneração da folha de pagamento

Outros setores da economia beneficiados pela medida podem refletir indiretamente nos custos dos hospitais, clínicas e laboratórios
Indústria de equipamentos médicos está na lista da desoneração da folha de pagamento

O Governo Federal anunciou na semana passada mais uma medida para incentivar a economia brasileira. Depois da redução do preço da energia a partir de fevereiro do ano que vem, agora é a vez da desoneração da folha de pagamento de alguns setores da economia, entre eles a indústria de equipamentos médicos e odontológicos que poderá beneficiar o setor saúde com a possibilidade de repassar essa diferença aos preços praticados.

A medida inclui 25 novos segmentos na lista de desoneração que a partir de janeiro de 2013 substituirão os 20% de contribuição do INSS pelo pagamento da alíquota de 1% ou 2% sobre o faturamento. A indústria de equipamentos médicos e odontológicos terá o menor percentual – 1%.

A iniciativa do governo é incentivar a redução do custo da mão de obra e tornar as empresas mais competitivas neste momento de crise internacional, promovendo uma maior concorrência da indústria nacional com os produtos importados, que oferecem preços menores. É possível também que, com os custos menores, esses setores possam repassar a queda aos consumidores finais, ou seja hospitais, clínicas e laboratórios.

A Confederação Nacional de Saúde, entidade nacional a qual a FEHOSUL é filiada, vem empreendendo gestões junto ao Governo Federal para incluir o nosso setor, grande empregador de mão de obra, no rol dos setores a serem beneficiados pelo processo de desoneração tributária e previdenciária, concorrendo no grande objetivo nacional de ampliação de empregos.

 

VEJA TAMBÉM