Gestão e Qualidade | 16 de dezembro de 2023

HSL da PUCRS é o primeiro da América Latina a ter um centro de cardiologia acreditado pela Qmentum Diamond

"A certificação é muito significativa, pois valida uma área tão importante como a Cardiologia", enfatiza o diretor-geral do Hospital, Saulo Mengarda.
Hospital São Lucas da PUCRS é pioneiro ao receber certificação em Centro de cardiologia

Na terça-feira (12/12) o Centro de Cardiologia do Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS recebeu a Acreditação Qmentum International Diamond, da Quality Global Alliance (QGA). A Acreditação avaliou a qualidade, segurança do paciente e gestão corporativa sustentável na linha + Cardio.

O CEO e sócio fundador da QGA, Dr. Rubens Covello, esteve presente na cerimônia de entrega da certificação e ressaltou a importância de ter processos e padrões de qualidade para a evolução da instituição. “Ser acreditado é ter uma ótima governança clínica, gestão por times de trabalho, evidência científica, linhas de cuidado, processos prioritários e indicadores de segurança do paciente. Nós, da QGA, temos um padrão de certificação específico para a Cardiologia, e no cuidado cardiológico + Cardio do Hospital São Lucas da PUCRS, encontramos uma linha de assistência bem estruturada. Por conta disso, implementamos o projeto piloto do programa de Acreditação em Centros de Cardiologia, uma área bastante específica, que foi um sucesso”, pontua.

Além do Dr. Rubens Covello, o diretor-geral do Hospital São Lucas, Saulo Mengarda, a diretora assistencial, Simone Ventura, o diretor técnico, Dr. Fabiano Ramos, o diretor administrativo-financeiro, Rogério Pontes Andres, o chefe do serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas da PUCRS, dr. Paulo Caramori e outras lideranças e colaboradores da instituição estiveram presentes na entrega da certificação. Também estiveram presentes a médica cardiologista Dra. Maria Cláudia Guterres, representando o corpo clínico do + Cardio; e o coordenador do Núcleo de Qualidade, Segurança e Experiência do Paciente da instituição, Maurício Borges.

De acordo Mengarda: “A Acreditação garante, por meio da auditoria, que estamos seguindo os princípios de qualidade na assistência, garantindo a segurança do paciente e as melhores práticas de cuidado. Além disso, a certificação é muito significativa, pois valida uma área tão importante como a Cardiologia, na qual a necessidade de atendimento rápido e seguro é fundamental para o sucesso na assistência ao paciente”, destaca.


 PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Para Caramori, que também é conselheiro administrativo da região Sul da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e coordenador do Comitê de Relações Internacionais da SBC, a cerificação é focada nos padrões de qualidade assistencial e na entrega que é feita ao paciente. “O + Cardio foi desenvolvido visando utilizar toda informação científica, tecnologia e corpo assistencial do Serviço de Cardiologia em benefício do paciente, buscando o melhor resultado para os problemas enfrentados e para o tratamento de doenças. Quando optamos por ser avaliados por um programa de qualidade tão exigente quanto à Qmentum, a sensação era de consequência natural, pois seria a realização de uma análise técnica avaliando nossa linha de cuidado única que entrega para o paciente o melhor dentro de padrões de qualidade internacional”, enfatiza.

Já para Maurício Borges, diante do cenário epidemiológico onde as doenças cardiovasculares assumem um papel preocupante, sendo a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo, essa conquista é um marco significativo. “Ter um hospital certificado em sua linha cardiológica não é apenas um selo de qualidade, mas a garantia de um atendimento de excelência para cada paciente em todas as etapas de cuidado”, pontua.

Critérios de qualidade na acreditação

Para que ocorra o processo de acreditação de uma linha específica como a cardiológica, é preciso que um processo da certificação seja desenhado em parceria com outros órgãos. No caso da certificação conquistada pelo HSL, a Qmentum contou com a integração e consultoria técnica da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que, com toda sua experiência e expertise, constituiu o comitê técnico de avaliação do serviço. “Nós da QGA realizamos uma parceria com a SBC e projetamos o processo de acreditação do + Cardio em cima do conhecimento técnico e entendimento de como o trabalho da área da Cardiologia é feito e implantado no Brasil. A parceria com a Sociedade foi fantástica para que o processo fosse concluído e o serviço fosse acreditado com qualidade e segurança com foco no paciente”, adiciona Covello.

Metodologia QMentum

A metodologia QMentum International utiliza padrões desenvolvidos globalmente por comitês técnicos altamente especializados, customizando dezenas de modelos de avaliação com manuais voltados para o contexto nacional e que atendem às necessidades de clientes. A metodologia direciona a implementação e revisão de processos, para que as organizações aprimorem constantemente seu desempenho, alcançando altos níveis de performance.

No Brasil, a Qmentum vem fortalecendo as redes de atenção à saúde tanto públicas quanto privadas, fomentando o conceito de ecossistemas, assim como funciona nos outros países da Aliança Global Health Standards Organization (HSO). Dentro de uma rede que possui a mesma governança, cada instituição é reconhecida de acordo com o seu nível de maturidade, permitindo que os serviços integrantes deste ecossistema possam ser classificados e que a rede trabalhe com qualidade, excelência e inovação como um todo.

Com informações HSL e QGA. Edição SS.

 



VEJA TAMBÉM