Mantida pela Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, o Hospital Virvi Ramos localizado em Caxias do Sul (RS), projeta inaugurar a nova estrutura do serviço materno-infantil em maio deste ano. Ao portal Setor Saúde, a Diretora Executiva Cleciane Doncatto Simsen informa ainda que dois novos projetos estão previstos para serem confirmados em breve: “Também temos intenção de abrir um Ambulatório do Idoso, com projeto a ser aprovado e também um centro especializado para a mulher, que atenderá exclusivamente pelo SUS.”
A executiva falou ainda sobre conquistas de 2024; movimentos recentes da organização que ajudam a evidenciar os esforços para melhorar a eficiência; eixos estratégicos estipulados para o ciclo 2025, em termos de gestão e assistência; e os gargalos que devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2025. Confira.
Destaques no ano de 2024
“[O ano de] 2024 foi um ano desafiador, mas de muitas conquistas e consolidação de alguns serviços em nossa instituição. Em julho, reabrimos a nossa unidade Materno-infantil, em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul, que funciona de forma transitória até que o novo espaço seja inaugurado e atende os 49 municípios da macrorregião da serra gaúcha”, destaca a Diretora Executiva do Virvi Ramos.
“Nos consolidamos também como um Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual, CER II, referência para os 49 municípios da macrorregião da Serra na área auditiva e para mais de 30 municípios da região na parte intelectual”, comemora.
Os principais investimentos previstos
“O principal investimento será na nova estrutura do serviço materno-infantil, prevista para maio deste ano (fotos da obra abaixo), que até o momento funciona de forma transitória em uma área do hospital. As obras estão em ritmo acelerado após a liberação de recursos oriundos do Estado”, anuncia Simsen.
“Também temos intenção de abrir um Ambulatório do Idoso, com projeto a ser aprovado e também um centro especializado para a mulher, que atenderá exclusivamente pelo SUS”, completa.
Movimentos recentes da organização que ajudam a evidenciar os esforços para aperfeiçoar a eficiência
Segundo Simsen, o Hospital que atualmente possui 153 leitos tem focado em ampliar a estrutura, em novas tecnologias e parcerias. “Ampliação da estrutura física, investimentos no Parque Tecnológico, modernização da estrutura, fortalecimento e ampliação de relacionamento com nossos parceiros, e também a busca de recursos e habilitações com o Governo Federal e emendas parlamentares”, explica.
Principais eixos estratégicos estipulados para o ciclo 2025, em termos de gestão e assistência
“Em termos de assistência, garantir os níveis de excelência nos programas de certificação (ONA e ISO), através de protocolos médicos gerenciados, com indicadores mensurados através da gestão de risco, pesquisas de satisfação e avaliação da experiência do paciente na instituição.”
“No âmbito da gestão, trabalhar com otimização de recursos, redução do desperdício, sempre buscando um superávit para que possamos fazer investimentos nas estruturas necessárias.”
Gargalos que devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2025
“Os gargalos sempre são as remunerações incompatíveis com o custo da saúde, seja pela tabela SUS, tabela IPE ou pelas dificuldades que os convênios têm em conceder os reajustes necessários”, entende a executiva.
“Gerir serviços de saúde é estar em constante inovação, aperfeiçoamento e com poder de
resiliência, para se adaptar a todas as situações que se colocam frente às necessidades que os serviços têm e os pacientes exigem”, finaliza a Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos.