Hospital Tacchini Bento Gonçalves discute prevenção e tratamento da sepse
O encontro realizado no dia 12 de setembro buscou reforçar não só os protocolos usados no Hospital, como também os passos que devem ser seguidos assim que há suspeita de sepse.
No dia 12 de setembro, o Hospital Tacchini Bento Gonçalves realizou um treinamento com cerca de 70 profissionais da equipe multiprofissional para marcar o Dia Mundial da Sepse. A atividade, realizada no auditório da instituição, teve como foco ampliar o conhecimento sobre sepse e reforçar por que a identificação rápida e o início imediato do tratamento são fundamentais para evitar mortes.
O que é sepse?
A sepse acontece quando o corpo reage de forma exagerada a uma infecção. Essa reação descontrolada pode causar falência de órgãos e levar à morte se o atendimento não começar logo. Quanto antes o tratamento é iniciado, maiores são as chances de recuperação do paciente.
O encontro buscou reforçar não só os protocolos usados no hospital, como também os passos que devem ser seguidos assim que há suspeita de sepse. Para isso, o Dr. Lucas Graciolli, coordenador médico da emergência do Tacchini Bento Gonçalves, e a Dra. Simone Caldeira Silva, coordenadora do processo materno-infantil do Tacchini Bento Gonçalves, realizaram uma palestra sobre como reconhecer os sinais da sepse, qual é o tempo ideal para iniciar o tratamento e como a atuação de diferentes profissionais ajuda no atendimento.
“A realização de treinamentos é fundamental para que todos os profissionais reconheçam rapidamente os sinais de sepse e iniciem o tratamento sem demora, aumentando as chances de sobrevivência dos pacientes”, afirma a Dra. Simone.
Para engajar ainda mais os profissionais durante o evento, um quiz trouxe perguntas práticas, como as principais causas da sepse em bebês, crianças e adultos, os sintomas em cada faixa etária e os passos que precisam ser seguidos ao suspeitar da doença. Entre eles, estão a triagem e classificação de risco, acionamento do protocolo do hospital e início do chamado Bundle da Primeira Hora, um conjunto de ações que precisam ser feitas na primeira hora após a suspeita de sepse, como coletar exames, começar o antibiótico e garantir hidratação, para aumentar as chances de salvar o paciente.
Além disso, também foram discutidos temas como a diferença entre sepse e choque séptico e o momento certo de iniciar e reavaliar o uso de antibióticos.