Gestão e Qualidade | 13 de setembro de 2017

Hospital São Lucas da PUCRS conquista o mais alto nível da Acreditação ONA

Segundo Superintendente, é a primeira instituição hospitalar acadêmica nacional a obter a certificação em três níveis
Hospital São Lucas da PUCRS conquista o mais alto nível da Acreditação ONA

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) foi Acreditado com Excelência pela Organização Nacional da Acreditação (ONA), o terceiro e mais alto nível concedido. O HSL, que já contava com a acreditação em nível dois, recebeu a visita dos avaliadores entre os dias 28 e 30 de agosto. A iniciativa demonstra o comprometimento de todas as áreas da Instituição com a excelência no atendimento, garantindo alto padrão de qualidade e segurança para o paciente.

A Acreditação é um processo voluntário de avaliação de instituições da área da saúde, buscando garantir a aplicação dos melhores e mais adequados processos. Desde a estrutura da gestão até as práticas voltadas para o atendimento e a segurança do paciente são observados. A adequação e padronização desses procedimentos refletem de maneira direta no nível da assistência oferecida aos pacientes, compromisso diário do Hospital.

“Essa conquista é fruto do belo trabalho desenvolvido por toda a nossa equipe e uma prova do alto nível dos serviços oferecidos. Nós somos o primeiro hospital universitário do país a obter a certificação da ONA em três níveis. Isso demonstra nossa capacidade de atingir a excelência em gestão e processos dentro de um ambiente diferenciado, que agrega a busca pelo conhecimento com o desejo de oferecer a melhor assistência. Nosso objetivo é de estabelecer essa cultura da qualidade desde a sala de aula, introduzindo esses conteúdos ainda dentro da graduação, até o atendimento na beira do leito ”, ressalta o Superintendente do HSL, médico Matteo Baldisserotto.

Superintendente Prof. Dr. Matteo Baldisserotto

Superintendente Prof. Dr. Matteo Baldisserotto

 

Fundada em 1999, a Organização Nacional da Acreditação (ONA) busca promover a implantação de uma metodologia permanente de avaliação dos serviços de saúde no país, buscando estabelecer uma cultura de educação e melhoria contínua. A ONA fornece três níveis de certificação: o primeiro atende os critérios de segurança do paciente, o segundo une esse tópico mais os processos de gestão e o terceiro soma os temas anteriores com a cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

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