Gestão e Qualidade | 19 de novembro de 2021

Hospital Regional Unimed Missões realiza a sua primeira cirurgia cardíaca intervencionista

Hospital é a primeira instituição privada local capacitada a realizar este tipo de cirurgia
Hospital Regional Unimed Missões realiza a sua primeira cirurgia cardíaca intervencionista

O Hospital Regional Unimed Missões, em Santo Ângelo (RS), realizou sua primeira cirurgia cardíaca intervencionista, um tipo de procedimento minimamente invasivo. Com isso, o Hospital tornou-se a única instituição privada da região capacitada a oferecer essa especialidade cardiológica cirúrgica. O procedimento foi feito no final de outubro para implante de uma válvula aórtica transcateter (TAVI), em uma paciente de 88 anos, que sofria de estenose aórtica severa há dois anos.

“A cirurgia intervencionista cardíaca acontece em um processo similar a de um cateterismo, com inserção do cateter pela artéria femural, na virilha da paciente”, explica o médico cardiologista intervencionista, Márcio José Siqueira, que liderou a cirurgia. Segundo ele, até o ano 2000, o caso da paciente exigiria uma cirurgia aberta. Mas com o desenvolvimento e difusão da técnica intervencionista e a oferta de próteses pela indústria farmacêutica cada vez melhores, a taxa de complicação desse tipo de procedimento está cada vez menor. “Com isso, ampliamos a indicação de pacientes que podem se beneficiar desse tipo de cirurgia, que traz menor necessidade de tempo de internação e recuperação mais rápida”, explica.

Além de Siqueira, fizeram parte da equipe cirúrgica os médicos da Unimed Missões: Daniel Augusto Schroder, cirurgião cardíaco; Lucas Munareto Bajerski, cardiologista especialista em ecocardiografia; e Barbara Cavalheiro, anestesista. Também o médico do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, Rogério Sarmento Leite, cardiologista intervencionista. “Contamos, ainda, com fisioterapeutas e enfermeiros que participam do preparo e do acompanhamento necessário para a segurança e conforto dos pacientes”, relata Siqueira.

A estruturação dessa equipe de especialistas no Hospital Regional Unimed Missões para realização de cirurgia cardíaca intervencionista é muito importante para a Santo Ângelo e os demais 27 municípios do entorno porque antes pacientes que necessitavam desse procedimento precisavam ser encaminhados para as cidades de Porto Alegre ou Passo Fundo. No caso do sistema público, a alternativa mais próxima é na cidade Ijuí, que só começou a oferecer esse tipo de cirurgia pouco antes do Hospital Regional Unimed Missões.

Hospital Regional Unimed Missões como referência em cardiologia região

Além disso, a formação da equipe médica de cirurgia cardiológica intervencionista constitui mais um passo importante na consolidação do Hospital Regional Unimed Missões como referência em cardiologia região. No ano passado, os médicos da cooperativa investiram cerca de meio milhão de reais para equipar a sala cirúrgica, além de formar a equipe médica e assistencial especializada em cirurgias cardíacas de alta complexidade. Na ocasião, Daniel Schroder liderou o primeiro procedimento, em Santo Ângelo, de troca de válvula mitral, em uma paciente renal crônica de 57 anos, com quadro de endocardite. Foi uma cirurgia cardíaca de peito aberto, com auxílio de circulação extracorpórea.

O presidente da Unimed Missões/RS, Roberto Valandro, informa que o Hospital Regional Unimed Missões conta com os serviços de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca e que investir nessas áreas da medicina é foco estratégico da cooperativa. “Atuar na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares é importante para a comunidade, uma vez que constituem a principal causa de mortes no Brasil”, diz.

Unimed Missões/RS

Fundada em 1972, a cooperativa Unimed Missões/RS presta assistência à saúde para 27 municípios da região das Missões, com sede em Santo Ângelo e escritórios regionais em São Borja e São Luiz Gonzaga. Comprometida em cumprir seu propósito de zelar pela saúde das pessoas, a Unimed Missões/RS busca se adequar constantemente às necessidades das pessoas, criando alternativas para que não precisem sair da região para ter acesso a serviços humanizados, seguros e qualificados.

Hoje, a cooperativa subdivide-se em três negócios: Soluções em Saúde, Hospital Regional Unimed Missões e Saúde Ocupacional. Em seu quadro, conta com 288 médicos cooperados, 640 colaboradores e 122 serviços credenciados.

Hospital Regional Unimed Missões

Fundado em 2012, o Hospital Regional Unimed Missões é referência para as regiões de Missões e Noroeste do Rio Grande do Sul, disponibilizando as mais diversas especialidades e serviços de alta complexidade.

Contempla em sua estrutura os serviços de Laboratório, Diagnóstico por Imagem (Raios X, Tomografia, Ecografia, Mamografia e Ressonância Magnética), Pronto Atendimento, SOS Urgência e Emergência, UTI Adulto, Alta Complexidade Cardíaca (Hemodinâmica, Cirurgia Aberta e Cirurgia Intervencionista) e Bloco Cirúrgico.

 



VEJA TAMBÉM