Gestão e Qualidade | 31 de agosto de 2015

Hospital Moinhos de Vento participa de mutirão internacional para cirurgias de hérnia

Ação inédita no Estado será realizada em Porto Alegre, Sananduva e Sarandi
Hospital Moinhos de Vento apresenta novo Centro de Terapia Hematológica

O Hospital Moinhos de Vento receberá uma equipe de médicos do Brasil e do mundo para a realização de um mutirão de cirurgias de correção de hérnias. A ação, inédita no Estado, acontecerá entre os dias 31 de agosto e 05 de setembro e deverá operar até 90 pacientes em três municípios do Rio Grande do Sul (Sananduva, Sarandi e Porto Alegre).

As áreas foram escolhidas por indicação da Secretaria Estadual da Saúde – considerando fatores como demandas reprimidas e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A iniciativa integra a participação dos especialistas no Simpósio Internacional de Hérnias da Parede Abdominal, evento que acontece nos dias 3 e 4 de setembro no HMV.

O organizador do mutirão, médico Artur Pacheco Seabra, Gerente do Centro Cirúrgico e Chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Moinhos de Vento, é um dos integrantes da equipe internacional de especialistas da ONG britânica Hérnia International, que desde 2005 promove cerca de 20 ações anuais em países e regiões com altos índices de vulnerabilidade social, para realizar os procedimentos.

A hérnia só pode ser corrigida permanentemente através de cirurgia. Calcula-se que em todos os anos sejam realizadas 254 intervenções a cada 100 mil habitantes dos países desenvolvidos.

VEJA TAMBÉM