Estatísticas e Análises | 27 de junho de 2016

Hospital Moinhos de Vento integra estudo mundial sobre câncer colorretal

Instituição implanta protocolos internacionais de monitorização do tratamento de pacientes
Novidades no diagnóstico do câncer de mama serão apresentados por médicos dos EUA e Argentina no Hospital Moinhos

O Hospital Moinhos de Vento (HMV) passou a implementar protocolos de monitorização do tratamento de pacientes com câncer colorretal, adotando padrões desenvolvidos pelo Consórcio Internacional para Medida de Desfechos em Saúde (ICHOM, na sigla em inglês).

Formado por três instituições de reconhecimento mundial (Harvard Bussiness School e The Boston Consulting Group, dos EUA, e o Karolinska Institutet, da Suécia), o grupo composto por lideranças médicas, pesquisadores e entidades de apoio a pacientes busca padronizar o atendimento a pacientes acometidos por algumas das mais frequentes e preocupantes doenças. Recentemente, o ICHOM lançou métodos unificados de avaliação para pacientes tratados com os tipos mais frequentes de câncer (próstata, pulmão, colorretal e mama).

Uma das características do consórcio é a o trabalho colaborativo, e o HMV está participando do processo que estabelece novos instrumentos para qualificar o cuidado de pacientes com câncer colorretal. A instituição gaúcha já trabalha com protocolos unificados para indicar os resultados de tratamentos do AVC, insuficiência cardíaca e infarto. “Vamos monitorar regularmente a maneira como tratamos nossos pacientes. Esta é uma nova visão da medicina, em que não apenas buscamos implementar as melhores práticas, mas também avaliaremos os resultados obtidos”, explica o coordenador do Núcleo do Câncer Gastrointestinal do Serviço de Oncologia do HMV, Rui Weschenfelder.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estimam que mais de 34 mil novos casos serão registrados no Brasil até o fim de 2016. É o terceiro tipo de câncer mais frequente no País e até 50% dos pacientes podem desenvolver metástases hepáticas (disseminação para o fígado) no decorrer da doença.

Leia mais:

FDA aprova teste de triagem do câncer colorretal através do sangue

5 dicas para prevenir o câncer de cólon em pessoas jovens

Obesidade na adolescência tem relação com risco de câncer colorretal na fase adulta

VEJA TAMBÉM