Gestão e Qualidade | 2 de outubro de 2017

Hospital Moinhos de Vento comemora 90 anos

Instituição celebra conquistas e planeja novos investimentos para os próximos anos
Hospital Moinhos de Vento comemora 90 anos

O dia 2 de outubro marca uma importante data para o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. A instituição comemora o aniversário de 90 anos. Desde a inauguração, em 1927, quando se chamava Hospital Alemão, soma ao seu legado a referência nacional em medicina de excelência e a qualidade assistencial.

Foto histórica - Crédito Acervo Amarilio vieira de Macedo

Foto histórica – Crédito Acervo Amarilio vieira de Macedo

 

O Moinhos já conquistou seis vezes consecutivas a Acreditação, certificado internacional concedido pela Joint Commission International, que confirma a qualidade e a segurança da assistência prestada.

O pioneirismo se traduz, por exemplo, na afiliação do HMV ao renomado Johns Hopkins Medicine International, em 2013. Além de possibilitar tratamento dos pacientes em um dos melhores centros de saúde do mundo, a vinculação possibilita um intenso intercâmbio de práticas, treinamentos e de profissionais no dia a dia das instituições.

Atualmente são 3.400 colaboradores e mais 2.739 profissionais no corpo clínico. Com capacidade instalada de 380 leitos, o Hospital Moinhos de Vento realiza quase 200 mil atendimentos ambulatoriais anuais. Na Unidade Iguatemi, já foram realizados 47.300 atendimentos desde a inauguração, em 2004.

Planejamento Estratégico

Ao longo dos próximos cinco anos – planejamento estratégico 2017/2021 -, o Hospital investirá em projetos, com foco na comprovação da excelência e medição dos desfechos clínicos, além da incorporação de tecnologia de ponta e inovação.

“ Abriremos novos leitos em um novo prédio que já está construído, com ainda mais conforto e tecnologia para nossos pacientes, teremos novas emergências, pediátrica e cardiológica, e outras novidades que serão anunciadas em breve. Nosso propósito é cuidar de vidas, incorporando o que há de mais moderno na área da saúde hoje” afirma Mohamed Parrini, superintendente Executivo.

Mohamed Parrini, Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento

Mohamed Parrini, superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento

 

Mohamed acrescenta que ao longo desses 90 anos atuaram no Moinhos de Vento muitos médicos que são referência na história da Medicina, tanto no Rio Grande do Sul como no Brasil. Profissionais que trouxeram grande contribuição para toda a sociedade.

Para marcar as comemorações de nove décadas da instituição, o bosque do Hospital Moinhos de Vento foi batizado com o nome da Schwester Ires Spier, uma homenagem à diaconisa que atua há mais de 50 anos no hospital.  A condução das irmãs vindas da Alemanha no Deutsches Krankenhaus (Hospital Alemão na língua germânica) trouxe valores e conhecimentos presentes até hoje, desde a reconhecida humanização nos cuidados, a qualidade médico-assistencial e a busca contínua por uma medicina de excelência.

Schwester Ires Spier – Crédito Denison Fagundes

 

Exposição evidencia o legado da instituição

Também entre as celebrações previstas, o público poderá conferir a exposição “O Espetáculo da Nossa História – 90 Anos do Hospital Moinhos de Vento”. O espaço tem peças do acervo que contam a atuação e o legado do hospital. A porta de entrada do então Hospital Alemão, de 1927, é um dos destaques entre os demais objetos expostos no espaço. A inauguração será dia 3 de outubro, às 17h, no térreo do Bloco B (acesso pela Rua Tiradentes, 333).

Para presidente da FEHOSUL, instituição se tornou referência internacional

O presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL), Cláudio Allgayer, ressalta o comprometimento com o ser humano e o incentivo constante ao desenvolvimento dos colaboradores como elementos da tradição do Moinhos. ” O resultado é uma ampla gama de profissionais que perpetuam a cultura da inovação constante e o compromisso com a qualidade. O Moinhos conseguiu disseminar este pacto em todos os níveis, do estratégico ao operacional. Neste momento histórico e relevante para a sociedade rio-grandense, a FEHOSUL presta sua homenagem a incontáveis e expressivas lideranças que, ao longo de nove décadas, ajudaram a moldar a história de excelência da saúde gaúcha, que se projeta nacional e internacionalmente”.

Assinatura de afiliação entre Johns Hopkins International e Hospital Moinhos de Vento (2013)

Assinatura de afiliação entre Johns Hopkins International e Hospital Moinhos de Vento (2013)

VEJA TAMBÉM

Laboratório Mont’Serrat é o primeiro da região Sul a oferecer teste que mede nível de imunidade contra o SARS-CoV-2

A confirmação de reinfecções pelo SARS-CoV-2 e uma mutação deste vírus já identificada no país vêm deixando a população alerta neste início de ano. Diante do grande número de pessoas que já contraíram o coronavírus (Covid-19), a possibilidade de confirmar o nível de imunidade contra a doença pode trazer um pouco mais de tranquilidade. Esse
qualidade e segurança do paciente

Hospitalar ATS conquista acreditação de nível máximo pela ONA 

A Hospitalar ATS, de Porto Alegre (RS), conquistou a acreditação de nível 3 (Excelência) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Fundada em 1997, a empresa atua oferecendo soluções para as necessidades dos pacientes fora do ambiente hospitalar, como serviços de home care. Entre os produtos oferecidos estão a Assistência Domiciliar Supervisionada, Internação Domiciliar, Procedimento Pontual
sequelas Covid

Hospital Mãe de Deus inaugura Serviço de Recuperação Pós-Covid

Após dez meses de pandemia, com mais de quatro mil pacientes atendidos e diagnosticados com Covid-19, tanto da capital quanto do interior do Estado, o Hospital Mãe de Deus está recebendo uma procura muito grande de pessoas que precisam de orientações para a continuação do tratamento após a doença. Para atender esta demanda, desde o dia 11 de janeiro começou a funcionar o Serviço de Recuperação Pós-Covid.