Hospital Moinhos de Vento tem renovado certificado de acreditação pela Joint Commission International
Instituição recebe selo de certificação de qualidade pela 6ª vez consecutiva
O Hospital Moinhos de Vento recebeu, pela sexta vez consecutiva, o certificado de Acreditação concedido pela Joint Commission International (JCI). Com sede nos Estados Unidos, é o mais importante órgão certificador da área de saúde a nível mundial. É a sexta conquista consecutiva do certificado pelo Hospital Moinhos de Vento (2002, 2005, 2008, 2011, 2014 e 2017), segundo no país e o primeiro da região Sul a receber o certificado da JCI. O selo tem validade de três anos.
A Acreditação consiste em um sistema de avaliação externa, solicitado espontaneamente, com a finalidade de verificar o cumprimento de um conjunto de padrões médico-assistenciais e de processos administrativos. O hospital com o selo da JCI é identificado como um local seguro para a prática profissional e para o cuidado dos pacientes.
“A renovação do certificado internacional da JCI é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo construído no Hospital Moinhos de Vento. Com foco no cuidado do paciente, desenvolvemos ações de gestão em todos os setores, conforme o Plano Estratégico 2021. Agradeço o comprometimento e a dedicação de todos colaboradores nesta conquista, que eleva a instituição a um novo patamar de excelência médica e assistencial”, destaca Mohamed Parrini, superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento.

Mohamed Parrini, Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento
No processo para a concessão do certificado, são avaliados mais de 1.200 padrões. A avaliação foi conduzida por uma equipe composta por médico, enfermeiros e administrador que acompanharam todos os processos vinculados ao atendimento dos pacientes, desde a sua chegada ao hospital até a alta.
“O certificado mostra que hospital tem cuidado homogêneo e que este é realizado com qualidade em todas as áreas”, afirma Vania Röhsig, Superintendente Assistencial do Hospital Moinhos de Vento.

Vania Röhsig, Superintendente Assistencial do Hospital Moinhos de Vento
Os critérios de Acreditação são atualizados periodicamente, o que garante o alinhamento às práticas mais atualizadas no cuidado médico assistencial, infraestrutura hospitalar, controle de infecções, manutenção de equipamentos e gestão de insumos.
No dia 2 de outubro, o Hospital Moinhos de Vento completa 90 anos de serviços à comunidade. Fundado como Hospital Alemão, tem raízes sólidas e preservadas na tradição e nos valores semeados pelas irmãs Diaconisas, que vieram da Alemanha para gerir e administrar a instituição, e deixaram um legado para as gerações seguintes. São nove décadas de desafios e de transformações, nas quais a instituição sempre prezou por atitudes inovadoras, éticas e voltadas para o cuidado centrado no paciente.