Gestão e Qualidade | 11 de dezembro de 2015

Hospital Mãe de Deus inaugura a 1ª emergência oncológica do Estado

Instituição priorizará agilidade no diagnóstico, tratamento e cuidado integral
Mãe de Deus inaugura a primeira emergência oncológica do RS

Portadores de câncer ou com suspeita de terem a doença passam a contar com a primeira emergência oncológica no Rio Grande do Sul. Numa iniciativa inédita no Estado e adotada em apenas dois hospitais do país, o Hospital Mãe de Deus planejou uma estrutura para realizar com agilidade a gestão integral dos cuidados com esse paciente, desde sua entrada no hospital, diagnóstico e tratamento.

Médicos emergencistas e do Instituto do Câncer do Mãe de Deus (ICMD) organizaram o processo para identificar e avaliar rapidamente as necessidades do paciente oncológico a partir de sua chegada ao hospital pela emergência. Além disso, um oncologista estará sempre de plantão para ser chamado se houver necessidade da sua intervenção para atendimento do caso.

“Nosso serviço vai garantir agilidade nos encaminhamentos dos pacientes oncológicos e daqueles pacientes que necessitam confirmar o diagnóstico, considerando aspectos técnicos e humanos. O grande pioneirismo da emergência oncológica do HMD é poder fazer a gestão do paciente de forma especializada, ágil e cuidar de todos os aspectos que implicam desde o diagnóstico até o tratamento ”, afirma o superintendente executivo do SSMD, Dr. Alceu Alves da Silva.

“Na prática, significa passar para esses pacientes e seus familiares a confiança e a tranquilidade de que o seu caso está sendo tratado com prontidão, buscando agilidade para a consulta com oncologista, antecipação dos resultados de exames e garantindo que terão acesso aos melhores tratamentos existentes para a doença”, complementa o Dr. Alceu.

O modelo de acolhimento inovador em emergências reúne a expertise de 15 anos do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus e o projeto bem-sucedido de reordenamento do fluxo da emergência do hospital adotado desde 2014, com a separação física dos atendimentos de alta, média e baixa complexidade.

A partir de agora, as demandas urgentes de pacientes com câncer terão um fluxo de atendimento e serão tratadas de forma especial desde a chegada na emergência com acompanhamento de um oncologista. “O objetivo é dar uma resposta ágil e eficaz a pacientes que enfrentam uma situação especial e têm demandas específicas”, afirma o oncologista Dr. Márcio Debiasi, um dos coordenadores do projeto. No caso de pacientes que apresentarem alguma suspeita de câncer, haverá o encaminhamento para uma consulta imediata com especialista. Dr. Debiasi destaca que as demandas assistenciais desses pacientes são peculiares e diferentes das demais demandas, o que levou à implantação da emergência oncológica para que tenham ainda mais qualidade no pronto atendimento.

A primeira emergência oncológica do RS é respaldada pelo Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus, uma referência nacional e internacional no segmento. Sua estrutura de ponta e a equipe multidisciplinar destacam-se nas áreas clínica, cirúrgica e de pesquisas. Atualmente, o Instituto do Câncer participa de dezenas de protocolos internacionais de pesquisas para o desenvolvimento de novas drogas e tratamentos.

VEJA TAMBÉM