Mundo | 22 de outubro de 2013

Google Glass e a medicina

Tecnologia deve dar novos rumos na relação com pacientes
Google Glass auxilia na medicina

Mais do que uma ferramenta de diversão, o Google Glass começa a ser utilizado de forma profissional. Na área médica, o moderno óculos começa a ser útil no tratamento de pacientes e passa a ser uma aposta para a evolução da saúde mundial.

O Google Glass é um óculos computadorizado, ativado por voz, que é conectado à internet e permite tirar e receber fotos, textos, fazer pesquisas, etc. Com a tecnologia, é possível que dois médicos em partes diferentes do mundo façam uma cirurgia em conjunto, compartilhando todos os dados do paciente em tempo real, analisando toda e qualquer necessidade médica.

Em uma emergência, um enfermeiro pode avisar um médico especialista (que pode estar em casa) sobre o que está ocorrendo, enviando as informações e recebendo imediatamente as recomendações sobre qual procedimento seguir.

O centro médico da Univeridade Estadual de Wexner, Ohio (EUA), já realiza cirurgias com o Google Glass desde agosto.

Além da questão prática, todas as cirurgias, consultas e demais procedimentos podem ser gravados pelo Google Glass e mostrados para estudantes de medicina, independentemente do país onde estiverem. Como o vídeo é feito pelo ângulo de visão do médico, por vezes a experiência é mais detalhada do que ver um procedimento ao vivo, porém sem tanta aproximação.

Usos potenciais do Google Glass na medicina:

Medicina virtual – profissionais da saúde podem examinar remotamente os pacientes, incluindo regiões remotas com pouco acesso à clínicas e hospitais.

Compartilhar imagens de diagnósticos – pacientes, familiares e outros médicos podem receber dados em tempo real, bem como recomendações de procedimentos a serem tomados.

Educação dos pacientes – o Google Glass pode ser útil para explicar de forma mais clara os resultados de exames como raios-x, ressonância magnética, etc.

Aplicativos – a criação de novos aplicativos pode ajudar a traduzir para uma linguagem mais simplificada diagnósticos, auxiliando na comunicação entre pacientes e médicos.

Atendimento domiciliar – Enfermeiros podem gravar um atendimento, compartilhar com médicos e dar um retorno ao paciente de forma rápida e eficiente.

Monitorar o progresso – Ao gravar os exames com o Google Glass, os profissionais podem monitorar de forma mais personalizada a evolução dos tratamentos.

Melhores escolhas – Com um tratamento cada vez mais personalizado e com a facilidade do mundo virtual ao alcance de um comando de voz, médicos e pacientes podem analisar em conjunto as melhores opções para tratamentos, comparando medicamentos, dietas, etc.

VEJA TAMBÉM