Mundo | 12 de junho de 2014

França tenta universalizar relaxante muscular na luta contra o alcoolismo

Reembolso do medicamento visa garantir acesso ao Baclofen  
França tenta universalizar relaxante muscular na luta contra o alcoolismo

A Agência Nacional de Segurança de Medicamentos da França (ANSM) confirmou que está trabalhando para garantir o reembolso do medicamento Baclofen, para o combate ao alcoolismo. O objetivo é facilitar o acesso ao medicamento.

Em reportagem do jornal Le Figaro o Dr. Philippe Jaury, da ANSM e coordenador nacional do ensaio clínico “Bacloville” sobre o tema, destacou que a questão financeira é um ponto chave. “Este é um passo importante para reduzir as desigualdades no acesso ao tratamento”. Uma caixa de Baclofen com 30 comprimidos (10mg) custa em torno de € 5, mas alguns pacientes precisam tomar os 30 comprimidos em apenas um dia.

A ANSM já havia autorizado formalmente o relaxante muscular para o tratamento de dependência de álcool (veja aqui). A Recomendação Temporária de Uso (RTU), válida por três anos, permite aos médicos prescrever o fármaco – mesmo sem autorização legal – quando outros medicamentos disponíveis foram usados sem efeito.

A polêmica se dá porque a RTU, segundo o jornal francês, possui itens que limitam a prescrição do Baclofen, como a proibição de determinadas dosagens (acima de 120mg/dia), além de avaliação por um médico especialista em alcoolismo.

VEJA TAMBÉM