Mundo | 3 de abril de 2014

FDA pretende se tornar uma organização global

Segurança e a qualidade dos produtos importados é o foco da iniciativa
FDA pretende se tornar uma organização global

O órgão regulador de medicamentos, alimentos, equipamentos médicos e vacinas dos EUA, a Food and Drug Administration (FDA) começa a focar o mercado global da saúde. A estimativa se dá pelo crescimento da Food and Drug Imports, que supervisiona as importações norte-americanas de produtos e insumos para a saúde.

A cada ano, cresce o número de mercadorias importadas de outras nações. Por volta de 40% dos medicamentos prontos e 80% das substâncias usadas na fabricação de fármacos são oriundas de outros países. Além disso, metade de todos os dispositivos médicos é importada. Cerca de 50% das frutas frescas, 20% de vegetais e 80% dos frutos do mar consumidos nos EUA vêm do exterior, afirma a FDA.

O rápido aumento dos produtos importados deverá se manter, e isso faz com que a FDA projete se tornar uma organização de saúde mundial. Em discurso em Londres, em março, a comissária Margaret Hamburg admitiu que “enfrentar os desafios da globalização não era algo que eu esperava assumir quando entrei na FDA, mas tem sido uma prioridade desde o início, porque as necessidades são flagrantemente óbvias e urgentes”.

O órgão pretende melhorar a qualidade e a supervisão em todos os países que exportam produtos para os EUA. Um mercado mais global traz benefícios, mas também uma série de desafios, como a coordenação com as agências reguladoras estrangeiras que não partilham das mesmas normas regulatórias que a FDA.

Uma cadeia de fornecimento global cada vez mais complexa oferece maiores possibilidades de um produto ser contaminado, desviado, adulterado ou prejudicado ao longo do caminho. Em 2011, a FDA criou a Pathway to Global Product Safety and Quality (Caminho global para a segurança e qualidade de produtos, em tradução livre), com o objetivo de se tornar uma agência mundial que trate desses riscos, independentemente de onde ocorrem. Atualmente, a agência tem uma presença permanente em 12 postos fora dos EUA e mais de 60 acordos com agências reguladoras estrangeiras.

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