Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 12 de fevereiro de 2019

Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento amplia pós-graduação e atualiza cursos

Conteúdos focam empregabilidade e preparação para concursos, com ênfases específicas e certificados incluídos
Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento amplia pós-graduação e atualiza cursos 2019

A Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento abre novas pós-graduações e atualiza o conteúdo de cursos já oferecidos. As novidades acompanham a evolução do conhecimento na área da saúde e estão adequadas às mais recentes exigências para concursos públicos e para a contratação em instituições privadas, favorecendo a empregabilidade dos alunos.

Outro diferencial são as aulas de observação das práticas profissionais realizadas no Hospital Moinhos de Vento – chamado de Observership. “O aluno vivencia com o profissional de assistência como é o dia a dia dele em sua prática profissional”, afirma Roberta Almeida, Diretora Acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento.

Com pós-graduações nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia, a faculdade passa a oferecer Gestão Hospitalar e Multiprofissional. Dos 25 cursos deste ciclo, oito são novos. Um deles é o de Endoscopia, o primeiro do Sul do país. Entre as pós-graduações com currículo atualizado, está Obstetrícia, focada na formação do enfermeiro obstétrico com ênfase no parto humanizado.

As aulas começam em 17 de maio. Com 360 horas de duração e encontros semanais, quinzenais ou mensais. O período de matrícula – realizada de forma totalmente online – está aberto.

Alguns módulos terão certificação específica incluída na pós-graduação. Em Cardiologia, na área de Enfermagem, o aluno recebe o certificado para Eletrocardiograma (interpretação do exame) e ACLS (sigla em inglês para Suporte Avançado de Vida em Cardiologia). Em Gestão Hospitalar, no curso de Excelência Operacional Hospitalar, o participante garante o certificado Green Belt.

” Essa certificação, que normalmente tem um custo extra, habilita para a melhoria contínua e a inserção no mercado de trabalho”, acrescenta Roberta Almeida.

Pós_Moinhos_2019

Ainda em Gestão Hospitalar, na pós-graduação MBA em Gestão de Negócios em Saúde, o aluno terá oportunidade de realizar 60 horas na Johns Hopkins durante um período intensivo de duas semanas.

Na pós-graduação em Farmácia, nas especialidades de  Oncologia e Hospitalar, os alunos recebem a titulação do do Conselho Regional de Farmácia (CRF). Além de facilitar a inserção no mercado de trabalho, uma RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) exige a titulação do CRF para o desenvolvimento de atividades específicas na área de Oncologia.

A partir do segundo ano, nas áreas de Fisioterapia e Nutrição, o aluno pode agrupar outros módulos para a dupla ou tripla titulação, visando ter mais de uma especialidade na profissão em um curto período de tempo.  Na Fisioterapia, por exemplo, pode optar por módulos de Ortopedia e Traumatologia e Oncologia. Ainda nessa área, haverá a oportunidade de um estágio remunerado no hospital. É um programa prático com até 18 meses de duração paralelo ao currículo teórico. Para ingressar, é preciso passar por um processo seletivo.

Moinhos lança novo programa em parceria com Hospital Johns Hopkins

Em Psicologia, há um módulo opcional de Observership – o aluno acompanha as práticas ao lado de um profissional no hospital. Serão oferecidos módulos adicionais de 50 horas.

“É uma vivência prática importante para os profissionais da saúde” acrescenta.

Em todos as aulas haverá videoconferências com profissionais da Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Áreas e cursos da pós-graduação da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento:

ENFERMAGEM

Nefrologia

Oncologia

Obstetrícia (novo)

Neonatologia (novo)

Terapia Intensiva e Emergência Adulto

Pediatria (novo)

Cardiologia e Hemodinâmica (novo) 

Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e CME

Endoscopia (novo)

Gestão Assistencial em Enfermagem (novo)

FISIOTERAPIA

Hospitalar (currículo atualizado)

Modular:

Ortopedia e Traumatologia 

Neurologia

 PSICOLOGIA

Psicologia Hospitalar

FARMÁCIA

Hospitalar e Clínica

Oncologia

NUTRIÇÃO

Hospitalar (currículo atualizado)

Modular:

Terapia Intensiva 

Oncologia 

 MEDICINA

Neurologia Vascular

Cirurgia Minimamente Invasiva

Endoscopia Digestiva Alta (novo)

GESTÃO HOSPITALAR

Auditoria em Saúde

Excelência Operacional Hospitalar

 MULTIPROFISSIONAL

Controle de Infecção

Neurologia

Transplante de Órgãos e Tecidos


PERIODICIDADE DAS AULAS

Cursos médicos: mensal

Cursos equipe assistencial: quinzenal (sextas e sábados)

Cursos de gestão: semanal (terças e quintas)

CALENDÁRIO

Valor da inscrição isento até 25 de fevereiro

Matrículas: abertas até  17/5/2019 conforme vagas disponíveis

Aula inaugural: 17 de maio de 2019

LOCAL DAS AULAS

Colégio Bom Conselho e Hospital Moinhos de Vento (teóricas) e Hospital Moinhos de Vento (práticas)

SITE

http://iepmoinhos.com.br/faculdade/

VEJA TAMBÉM

Graduação

Inscrições abertas para o curso de Gestão Hospitalar da FASAÚDE/IAHCS

O curso de graduação tecnológica em Gestão Hospitalar da Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASAÚDE/IAHCS) está com o processo seletivo (vestibular) aberto. O Gestão Hospitalar da FASAÚDE alia a excelência acadêmica dos programas educacionais do IAHCS, organização com 43 anos de atuação nas áreas pós-graduação, extensão, publicações, pesquisa e consultoria. “A Faculdade é uma rede de ensino que está inserida e conectada ao mercado.

Hospital Moinhos de Vento realiza o 12º Seminário PROADI-SUS em Porto Alegre

Foi realizado na tarde da última quarta-feira (22), no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, na Capital, o 12º Seminário PROADI-SUS do Hospital Moinhos de Vento. Ao atuar em projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de saúde (PROADI-SUS), o Hospital compartilha sua expertise e executa ações de educação, assistência e pesquisa em todo

Simpósio do Hospital Moinhos de Vento incentiva humanização e maior envolvimento com pacientes

Lidar de forma humana, transparente e profissional com situações delicadas que surgem no ambiente hospitalar é indispensável na área assistencial. Para debater o assunto e promover boas práticas, o Hospital Moinhos de Vento convidou enfermeiros e técnicos de Enfermagem, além de representantes de outras instituições de saúde, para o V Simpósio Internacional de Enfermagem. Reunindo