Perfil, Tecnologia e Inovação | 9 de fevereiro de 2018

Fabio Gandour deixa IBM

Profissional era cientista chefe da empresa e se dedicará a projetos pessoais  
Fabio Gandour deixa IBM

O cientista-chefe da IBM Brasil, Fábio Gandour, se despede da companhia neste mês de fevereiro de 2018. Ele foi o primeiro médico a ingressar na empresa no País, quando assumiu na época a responsabilidade de estruturar a incipiente unidade de Saúde dentro da IBM Brasil.

Ao longo de seus 28 anos na empresa, foi protagonista na elaboração e implementação de importantes projetos, como a instalação do Laboratório de Pesquisas da IBM no Brasil em 2011, o primeiro do hemisfério Sul. Foi também membro fundador do Technology Leadership Council (TLC) – a comunidade técnica da IBM.

Gandour é formado em Medicina na Universidade de Brasília em 1975. Em seguida, fez curso de especialização em Cirurgia Pediátrica no Toronto Sick Children Hospital do Canada. Em 1988, ele obteve um PhD não titulado em Ciências da Computação, da Universidade de Stanford.

Por conta de sua personalidade visionária, no ano 2000, ele foi solicitado a montar uma nova área no Brasil, dedicada às tecnologias novas e emergentes. Nessa posição, sua missão era promover o uso de novas tecnologias orientadas a criar valor para os clientes da IBM Brasil. Como resultado desse esforço, em 2002, a revista brasileira InfoExame considerou Fábio Gandour uma das 10 pessoas mais influentes do país na área de TI. Em 2003, ele participou ativamente em iniciativas pioneiras para identificar e promover a inovação, no laboratório IBM de Almaden, em San Jose, no Vale do Silício (EUA).

Em 2006, prevendo o futuro bom posicionamento do Brasil em um cenário político & econômico globalizado, Fábio Gandour divulgou, pela primeira vez, a ideia de um laboratório de pesquisa no país, como centro de desenvolvimento estruturado da inovação e ambiente de promoção do modelo de “Ciência como Negócio”. Em 2008, tornou-se o Cientista Chefe da IBM Brasil.

 Visionário, ele foi a segunda pessoa da IBM a pedir um endereço de acesso à internet, já vislumbrando o crescimento da rede no mundo. Após sua saída, Gandour se dedicará a projetos pessoais.

Assista entrevista exclusiva com Fábio Gandour em evento realizado pelo Hospital Moinhos de Vento em 2017.

 

com informações Computer World e DMT Palestras. Edição SS.

VEJA TAMBÉM