21 de novembro de 2017

2º Encontro sobre Segurança nas Instituições de Saúde – Porto Alegre (Sindihospa)

Encontro debaterá medidas de segurança em hospitais

Atividade que reunirá representantes de hospitais, BM e Denarc ocorre quarta-feira (22), às 14h, no SINDIHOSPA

Representantes de órgãos públicos de segurança e profissionais da área hospitalar estarão reunidos na próxima quarta-feira (22), a partir das 14h, para discutir medidas preventivas e ações integradas que reduzam riscos nas instituições de saúde. O evento é uma promoção do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), que desde junho vem organizando uma série de reuniões com a Brigada Militar (BM) e outras entidades da área para tratar de questões relacionadas ao tema.

“Não temos como falar de soluções definitivas, por isso precisamos estar constantemente debatendo as melhores práticas, de forma cooperada, para mitigar os incidentes dentro das instituições de saúde”, avalia Ademir Rama, coordenador do Comitê de Segurança Física e Patrimonial do SINDIHOSPA e chefe do Serviço de Logística e Segurança do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). “Temos também de aumentar a promoção da cultura da prevenção, com ênfase no aprendizado e aprimoramento organizacional, além do engajamento dos profissionais e da própria população que frequenta os hospitais”, completa.

Na programação do 2º Encontro sobre Segurança nas Instituições de Saúde, o chefe da Inteligência da BM da Capital, major Alexandre Pereira Cardoso, tratará de vulnerabilidades e contramedidas de inteligência. O enfrentamento do tráfico de drogas será o assunto do diretor do Departamento Estadual do Narcotráfico (Denarc), delegado Mário Souza. Gestão de segurança, sistemas de gerenciamento de imagens de vigilância e arquitetura da segurança dos hospitais estão entre os outros tópicos discutidos.

Desde que as atividades entre o SINDIHOSPA e os órgãos públicos se iniciaram, uma série de ações já foram consolidadas. Foram criados canais de comunicação direta entre as áreas de segurança das instituições e os batalhões que atendem na região, o atendimento prioritário para ocorrências foi definido e o próprio evento foi organizado. “Os agentes públicos têm o conhecimento técnico e expertise. Essas informações são fundamentais para a qualificação da gestão nos hospitais. A integridade de um paciente é a maior preocupação de uma instituição de saúde. Engajar os profissionais envolvidos e construir uma rede para tratar dessas questões são os nossos objetivos”, conclui Ademir Rama.

Veja a programação completa em http://bit.ly/2jajMbS