19 de novembro de 2015

Atividades no Parcão chamam a atenção para os riscos do câncer de próstata – Porto Alegre (HMV)

Atividades no Parcão chamam a atenção para os riscos do câncer de próstata

Ação promovida pelo Hospital Moinhos de Vento acontece dia 22, das 9h às 13h

O câncer de próstata é uma das principais causas de morte por câncer em homens, perdendo somente para o de pele e pulmão. E esse dado alarmante que motiva o Novembro Azul. Por isso, no próximo domingo, o Hospital Moinhos de Vento realizará diversas ações de conscientização para a importância da realização de exames periódicos.

“Quase 70 mil homens por ano no Brasil, passam a sofrer as consequências do câncer de próstata. E o diagnóstico precoce segue sendo nossa arma mais eficiente. Em muitas situações, o tratamento cirúrgico ou a radioterapia são indicados, com ótimos índices de cura. Em alguns casos, a doença tem uma evolução lenta e menos agressiva, permitindo uma abordagem mais conservadora. É a ‘vigilância ativa’, que analisa a progressão da doença e reavalia constantemente a necessidade de intervenção,” salienta o Chefe do Serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Franco Carvalhal.

Durante o evento, que acontece próximos dos brinquedos rústicos no Parcão, especialistas dos Serviços de Urologia e Oncologia da Instituição prestarão orientações e cuidados relacionados à próstata, além de realizarem a medição dos números da saúde (pressão arterial, circunferência abdominal, peso e altura).

O recomendado é que a avaliação inicial aconteça entre 45 e 50 anos. Para quem tem histórico da doença na família e para os indivíduos negros (por uma predisposição biológica), recomenda-se iniciar o acompanhamento aos 40 anos.

Evento aberto à comunidade

Em 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma programação científica integrará as ações promovidas pelos profissionais dos Serviços de Urologia, Oncologia e Radioterapia do Hospital Moinhos de Vento.

Com o tema “Câncer de Próstata – é preciso tocar neste assunto” o evento que acontece no anfiteatro Hilda Sturm (4º andar), das 9h às 10h30.

A atividade é gratuita e aberta à comunidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição.

Entre os temas abordados estão:

  • Importância do diagnóstico e relevância da doença;
  • História natural do câncer de próstata;
  • Vigilância ativa;
  • Cirurgia;
  • Radioterapia;
  • Doença avançada ou metastática – tratamento oncológico;
  • Opções e tipos de tratamento
  • Painel para discussão e debate com o público.