Mundo | 18 de julho de 2013

Espanha impulsiona e-Saúde

Governo se dedica às novas tecnologias para reduzir custos
Espanha impulsiona e-Saúde

O projeto de impulsionar as novas tecnologias em prol da saúde, o e-Saúde (ou e-Health, sigla em inglês), é uma tendência mundial. Na Espanha, neste segundo semestre de 2013, novos investimentos demonstram que, cada vez mais, políticas de saúde englobam investimentos na implementação e no uso de tecnologia. Os avanços serão em programas de  prescrições eletrônicas e registros médicos eletrônicos.

“É uma ferramenta muito poderosa para ganhar eficiência e qualidade na gestão dos cuidados de saúde, e, portanto, deverá receber um grande impulso, mais ambicioso”, destacou a ministra Ana Mato, da Saúde.

Através da prescrição eletrônica, será possível criar uma rede que conecta farmácias e instituições de diferentes regiões do país. Com isso, é possível armazenar o histórico dos pacientes em um banco de dados de fácil acesso, diminuindo a necessidade de refazer consultas de cuidados primários em cerca de 20%.

Somado à redução de receitas médicas em papel, a economia que o governo projeta, para os próximos três anos, é de 457 milhões de euros. Só com a criação do banco de dados, a economia estimada é de 88,5 milhões de euros.

TÓPICOS , , ,

VEJA TAMBÉM