Gestão e Qualidade, Política | 11 de agosto de 2021

Entidades alertam ao governador sobre atrasos de pagamento do IPE Saúde 

FEHOSUL e FEDERAÇÃO DAS SANTAS CASAS solicitaram audiência com governador Eduardo Leite
Entidades alertam ao governador sobre atrasos de pagamento do IPE Saúde 

Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e a FEDERAÇÃO DAS SANTAS CASAS protocolaram nesta terça-feira (10) no Palácio Piratini (sede do poder Executivo do RS) pedido de audiência para tratar sobre “consistentes atrasos” por parte do IPE Saúde, referentes a pagamentos de serviços de saúde prestados por hospitais, clínicas e laboratórios do Estado.

As entidades informam que os serviços, em alguns casos, levam até 135 dias após a apresentação de notas (faturas), para serem quitados – muito acima do prazo acordado recentemente entre as entidades, Governo e o IPE Saúde, que é de 60 dias.

“ Os pagamentos começaram novamente a serem espaçados, de tal forma que em 30 de julho os hospitais identificaram defasagem na quitação dos créditos das contas hospitalares de cerca de 90 dias, sendo que para as contas ambulatoriais dos hospitais, e das clínicas e laboratórios a defasagem atual varia entre 120 a 135 dias. São atrasos consistentes”, explica o presidente da FEHOSUL, Cláudio Allgayer, que assina o pedido de audiência juntamente com Luciney Bohrer, Presidente das Santas Casas.

“Entendemos o esforço e o compromisso do Governo com a saúde gaúcha, mas chegamos em uma situação bastante difícil, já que estamos sendo ‘estrangulados’ pelo aumento exponencial da inflação específica do setor. Nos últimos quinze meses, verificamos em muitos materiais e medicamentos, elevações superiores a 50%. Ontem, protocolamos no Palácio Piratini pedido urgente de audiência com o Governador Eduardo Leite, ao mesmo tempo em que expusemos a dramática situação que ameaça à normalidade assistencial aos mais de 1 milhão de beneficiários vinculados à autarquia estadual”, disse Allgayer.

As entidades e seus representantes aguardam resposta do Governo. “As entidades também deram a conhecer a aflitiva situação ao Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP)”, completou Allgayer.

Com informações FEHOSUL. Edição SS.

 

 



VEJA TAMBÉM