Gestão e Qualidade | 6 de janeiro de 2023

Eficiência na gestão e redução de desperdícios têm contribuído para garantir a solidez da Unimed Porto Alegre

Marcio Pizzato é o nono entrevistado da série especial do Setor Saúde
Eficiência na gestão e redução de desperdícios têm contribuído para garantir a solidez da Unimed Porto Alegre

Inegavelmente o ano de 2022 foi bastante difícil para as operadoras de planos de saúde de todo o Brasil. Por outro lado, os cenários de tormenta também trazem oportunidades para as empresas desenvolverem ações voltadas para o aperfeiçoamento do negócio. É o caso da operadora líder de mercado no Rio Grande do Sul. Diante das condições desfavoráveis apresentadas na economia e na saúde suplementar, a Unimed Porto Alegre tem direcionado os seus esforços para aumentar a eficiência na gestão e reduzir os desperdícios sem perder o foco na satisfação dos clientes, conforme explica o Presidente do Conselho de Administração da operadora, Marcio Pizzato. Ele é o nono entrevistado da série especial que apresenta a análise de lideranças de operadoras e hospitais sobre o setor da saúde.

Pizzato fala sobre os desafios de 2022 – como o aumento dos custos assistenciais -, apresenta a principal inauguração prevista para este novo ano e cita movimentos recentes da operadora para melhorar a eficiência. O executivo detalha ainda questões sobre o modelo de gestão da operadora, baseado na sustentabilidade. O presidente destaca que a operadora também tem investido em tecnologias, conectividade e cibersegurança, inovando e se adequando às novas tendências de mercado. Em relação aos gargalos que devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2023, Pizzato cita o debate urgente sobre as constantes mudanças no Rol da ANS, alta dos custos na saúde, assim como as incertezas na economia. Confira:

Principais desafios enfrentados

“A atividade econômica mundial está passando por crise com uma desaceleração ampla e mais acentuada do que o esperado e com uma inflação mais alta do que a observada em várias décadas. A alta do custo de vida, o aperto das condições financeiras no Brasil, a guerra entre Ucrânia e Rússia e os reflexos da pandemia, que ainda não acabou, refletem muito no cenário para o próximo ano”, explica Pizzato.

Na saúde, o aumento da demanda por serviços impõe desafios importantes. “O atual cenário da saúde apresenta um aumento na procura dos serviços médicos após o pico da pandemia. Foram exames simples, cirurgias que ficaram represadas durante o período de 2020 e 2021, busca desenfreada por testes de Covid, o retorno das consultas presenciais, uma vez que as pessoas deixaram de ir ao médico durante a pandemia, e os altos gastos com internações. ”

“Segundo os analistas econômicos, projeta-se um crescimento mundial do PIB para 2023 na ordem de 2,7%, o que representa o crescimento mais fraco desde o ano de 2001, com exceção dos períodos de crise financeira mundial e a fase aguda da pandemia. Tudo isso impactou para que os custos assistenciais da nossa cooperativa alcançassem patamares bastante elevados. Diante desse cenário, trabalhamos forte para reverter esse quadro que, importante dizer, acontece em toda a saúde suplementar. Buscamos uma maior eficiência da gestão e redução de desperdício para que a cooperativa se fortaleça cada vez mais e gere ainda mais resultados positivos de forma sustentável”, pontua.

Pizzato destaca que a operadora tem conseguido manter a qualidade e a solidez. “A Unimed Porto Alegre é uma cooperativa sólida e que completou 50 anos como uma das melhores operadoras de saúde suplementar do país. Mantém-se líder no setor da sua área de atuação e os nossos resultados, mesmo estando abaixo do orçado para 2022, se mantêm positivos. Apesar do controle da pandemia, foi um ano difícil e os movimentos da cooperativa seguem intensos em relação ao fortalecimento de seu posicionamento de marca e mercado, especialmente nas ações que geram experiência para a sociedade, clientes, médicos cooperados e colaboradores. ”

2023: nova unidade Parque Moinhos de Vento (Parcão)

“Entre os principais lançamentos para 2023 está o início das operações da unidade no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre (foto abaixo). Será um novo Centro de Diagnóstico Unimed, localizado em frente ao Parque Moinhos de Vento (Parcão), com laboratório de análises clínicas, clínica de vacinas, exames de imagem, com ressonância magnética, mamografia, ecografia e densitometria óssea. A unidade vai contar com uma área dedicada à saúde da mulher com exames de imagem e laboratório e procedimentos de mama em área exclusiva. Além disso, o ambiente seguirá o conceito do cuidado aliado à inovação e irá oportunizar um conjunto de serviços aos clientes, qualificando o nível de assistência e reforçando o propósito da cooperativa de cuidar das pessoas”, anuncia.

unimed poa parcao

Ações com foco na eficiência, presença geográfica e frota da SOS Unimed renovada 

“Entre as iniciativas e movimentos realizados pela Unimed Porto Alegre estão investimentos em tecnologia da informação, com a oportunidade de acesso pelos nossos cooperados aos exames recentes do paciente, o que oferece agilidade no atendimento e evita desperdício na repetição de exames. Além disso, aprimoramos a plataforma de consulta online, o Meu MédicOnline, que está em operação desde maio de 2020, e já registrou 285 mil consultas, realizadas com médicos cooperados de mais de 50 especialidades. Em 2022, já foram realizadas, em média, 13 mil consultas por mês”, detalha.

“Destaco ainda as unidades Paseo Zona Sul (à esquerda, foto abaixo) e Zona Norte. A primeira conta com serviços de consultas eletivas com especialistas, além de atendimento ao cliente e autorização, oportunizando aos clientes diversas especialidades e experiência personalizada. Já a Unidade Zona Norte, que iniciou suas operações em 2022, segue o mesmo modelo da unidade da Av. Carlos Gomes e ampliou o número de exames e a capacidade para a realização de consultas. A unidade conta ainda com uma Clínica de Vacinas. Intensificamos ainda a presença da cooperativa no Litoral Norte e Costa Doce, com a ampliação de serviços. ”

unimed poa ss

“Em junho, a Unimed Porto Alegre realizou a entrega de novas ambulâncias ao SOS Unimed (à direita, foto inferior). Foram quatro novos veículos, que integram uma frota composta por 18 viaturas para atendimento, entre ambulâncias UTI móveis, veículos leves de atendimento rápido e motos. O objetivo foi qualificar ainda mais a frota da cooperativa para proporcionar maior segurança médica aos clientes. Além disso, a cooperativa chancelou o seu propósito de cuidar das pessoas com a inauguração do seu espaço Viver Bem no Cais Embarcadero (à direita, foto superior), que visa promover a saúde e o bem-estar a partir de uma grade de atividades que contempla todas as idades. As ações são gratuitas, abertas ao público em geral e ministradas por profissionais da saúde convidados e do Programa Viver Bem”, completa Pizzato.


PUBLICIDADE

Gestao-Financeira-Hospital-Receita-Hospitalar


Eixos estratégicos

“Nossa gestão é baseada na sustentabilidade, visando ao equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Em nossa Política de Sustentabilidade, assumimos o compromisso de atuar de forma ética e transparente em nossas relações, buscando o fortalecimento da cooperativa e de suas partes interessadas de forma sustentável, gerando trabalho e renda, preservando o meio ambiente, mitigando seus impactos adversos, e contribuindo, dessa forma, para o bem-estar da sociedade.”

O Presidente do Conselho de Administração da operadora exemplifica: “Recentemente conquistamos o mais alto nível de excelência pela Acreditação ONA, que utiliza métodos para avaliar e certificar, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. ”

Fortalecimento do posicionamento

Em relação às tendências e mudanças de mercado e como a operadora tem se adaptado a elas, Pizzato explica que “a Unimed Porto Alegre integra o Sistema Unimed, maior experiência cooperativista de trabalho médico do mundo, e cuidar do bem-estar e da saúde das pessoas é o que nos motiva diariamente. Para mantermos a excelência no nosso atendimento, buscamos permanente a satisfação de nossos clientes. Os movimentos da cooperativa continuam intensos em relação ao fortalecimento de seu posicionamento de marca e mercado, especialmente nas ações que geram experiência para a sociedade, clientes, médicos cooperados e colaboradores. ”

“Estamos vivendo um período desafiador em função do cenário atual, com movimentos de operadoras e a transformação no setor da saúde exige mudanças e adequações para nos mantermos sólidos no mercado. Temos atuado intensamente na redução de desperdício, fortalecimento da gestão e novos investimentos através da holding Laçador Participações. A oferta de experiência para os nossos clientes, que permitam maior agilidade e conectividade nos nossos serviços, serão fundamentais. Além disso, destaco os investimentos em cibersegurança, fortalecendo institucionalmente o nosso Programa de Integridade e a LGPD.”

Temas que demandam maior atenção em 2023

“As constantes mudanças no rol da ANS são preocupantes. Observamos que as alterações estão recorrentes e intensas, o que impacta nas estruturas de cálculo atuarial das operadoras e reflete nos valores dos planos de saúde. Outro ponto são os custos ainda presentes com as sequelas da Covid, que se mantêm uma vez que a pandemia ainda não terminou. Sobre 2023, não podemos prever o que nos espera no próximo ano, com a inflação fora de controle, instabilidade política e os efeitos da guerra no leste europeu. Porém, certamente, haverá consequências no preço do arroz, do feijão, da gasolina e, sem dúvidas, nos planos de saúde. Por isso estamos engajando nossos públicos estratégicos, como colaboradores e cooperados, para minimizarmos os impactos que ainda teremos neste período de incertezas, sem que o nosso propósito seja prejudicado e possa ser cumprido da melhor maneira possível”, finaliza.

marcio pizzato perfil

PERFIL-UNIMED-POA


Série Especial

Pelo quinto ano consecutivo, o portal Setor Saúde apresenta a série especial com entrevistas com executivos da saúde do Rio Grande do Sul. Neste ano, as matérias serão publicadas a partir do dia 27 de dezembro. Acompanhe as nossas redes sociais (facebooktwitterlinkedin) para ficar atualizado sobre as publicações ou acesse www.setorsaude.com.br.


 

 

 



VEJA TAMBÉM