Gestão e Qualidade | 14 de novembro de 2014

Dirigentes de hospitais, clínicas e laboratórios se reúnem em Pelotas

Evento da FEHOSUL discutiu temas como Ipe-Saúde e lei dos contratos da ANS
Publico_Destaque

A quarta edição do “Roteiros da Saúde”, realizada na cidade de Pelotas, dia 13, contou com presença de lideranças da FEHOSUL, do Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde de Pelotas e de dirigentes das regiões Sul e Fronteira. Cláudio Allgayer, presidente da FEHOSUL, e Maurício Guimarães, presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Pelotas, abriram o encontro saudando os mais de trinta convidados presentes. Segundo os dirigentes sindicais patronais “a expressiva presença de representantes das instituições é uma amostra da força do setor, que vem buscando o desenvolvimento da saúde através de uma maior interação entre os players.”

Flávio Borges, Cláudio Allgayer e Maurício Magalhães

Flávio Borges, Cláudio Allgayer e Maurício Guimarães

 

Seguindo o programa das atividades similares anteriores, realizadas nas cidades de Canoas, de Caxias do Sul e de Passo Fundo, os temas abordados permearam a atuação da Federação e seus sindicatos, normas e regulamentações, os avanços na relação com o Ipergs/Ipe-Saúde, a lei 13.003/14 da ANS (que rege contratos e reajustes) e as oportunidades para aperfeiçoamento através de cursos e eventos oferecidos aos representados, dentre outros assuntos.

Mauricio

Maurício Guimarães, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde de Pelotas

 

A gerente de relacionamento institucional da FEHOSUL, administradora hospitalar Shirlei Gazave, lembrou da importância de se participar dos fóruns RH (com gestores de RH) e Jurídico (com assessores jurídicos) e das palestras, cursos e seminários com acesso gratuito aos filiados. Shirlei Gazave divulgou que neste ano, a área de eventos da entidade alcançará, até o final do ano, mais de cinquenta atividades realizadas.

Shirlei Gazave apresenta informações sobre a atuação da FEHOSUL e seus sindicatos

Shirlei Gazave apresenta informações sobre a atuação da FEHOSUL e seus sindicatos

 

O diretor-executivo da Federação, médico Flávio Borges, destacou a necessidade de uma maior integração entre os prestadores do interior do Estado, e reforçou algumas questões importantes que estão sendo discutidas em diferentes frentes, como o Grupo Paritário no Ipe-Saúde e Departamento de Saúde Suplementar da Confederação Nacional de Saúde.

Público presente

Público presente em Pelotas

 

Já o assessor jurídico da Federação, José Pedro Pedrassani, fez uma leitura dos principais assuntos discutidos no âmbito do legislativo em se tratando de questões trabalhistas, como a carga horária dos enfermeiros (PL 30 horas). Negociações coletivas e dissídios também fizeram parte da participação do especialista, despertando grande interesse do grupo.

Ao final do encontro, os participantes fizeram perguntas, apresentaram demandas e debateram sobre diferentes assuntos relacionados ao mercado da saúde gaúcha, além das especificidades encontradas nas regiões onde estão localizados.

Ao final do encontro, os participantes debateram diversos assuntos

Ao final do encontro, os participantes debateram diversos assuntos

 

Baseado nas contribuições e sugestões dos participantes, a área técnica da FEHOSUL está elaborando, para o próximo ano, uma programação do “Roteiros da Saúde” com formato inovador, incorporando atividades mais abrangentes, a qual será submetida à apreciação da assembleia geral no início de 2015.

VEJA TAMBÉM

Laboratório Mont’Serrat é o primeiro da região Sul a oferecer teste que mede nível de imunidade contra o SARS-CoV-2

A confirmação de reinfecções pelo SARS-CoV-2 e uma mutação deste vírus já identificada no país vêm deixando a população alerta neste início de ano. Diante do grande número de pessoas que já contraíram o coronavírus (Covid-19), a possibilidade de confirmar o nível de imunidade contra a doença pode trazer um pouco mais de tranquilidade. Esse
qualidade e segurança do paciente

Hospitalar ATS conquista acreditação de nível máximo pela ONA 

A Hospitalar ATS, de Porto Alegre (RS), conquistou a acreditação de nível 3 (Excelência) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Fundada em 1997, a empresa atua oferecendo soluções para as necessidades dos pacientes fora do ambiente hospitalar, como serviços de home care. Entre os produtos oferecidos estão a Assistência Domiciliar Supervisionada, Internação Domiciliar, Procedimento Pontual
sequelas Covid

Hospital Mãe de Deus inaugura Serviço de Recuperação Pós-Covid

Após dez meses de pandemia, com mais de quatro mil pacientes atendidos e diagnosticados com Covid-19, tanto da capital quanto do interior do Estado, o Hospital Mãe de Deus está recebendo uma procura muito grande de pessoas que precisam de orientações para a continuação do tratamento após a doença. Para atender esta demanda, desde o dia 11 de janeiro começou a funcionar o Serviço de Recuperação Pós-Covid.