Dirigentes de hospitais, clínicas e laboratórios se reúnem em Pelotas
Evento da FEHOSUL discutiu temas como Ipe-Saúde e lei dos contratos da ANSA quarta edição do “Roteiros da Saúde”, realizada na cidade de Pelotas, dia 13, contou com presença de lideranças da FEHOSUL, do Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde de Pelotas e de dirigentes das regiões Sul e Fronteira. Cláudio Allgayer, presidente da FEHOSUL, e Maurício Guimarães, presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Pelotas, abriram o encontro saudando os mais de trinta convidados presentes. Segundo os dirigentes sindicais patronais “a expressiva presença de representantes das instituições é uma amostra da força do setor, que vem buscando o desenvolvimento da saúde através de uma maior interação entre os players.”
Seguindo o programa das atividades similares anteriores, realizadas nas cidades de Canoas, de Caxias do Sul e de Passo Fundo, os temas abordados permearam a atuação da Federação e seus sindicatos, normas e regulamentações, os avanços na relação com o Ipergs/Ipe-Saúde, a lei 13.003/14 da ANS (que rege contratos e reajustes) e as oportunidades para aperfeiçoamento através de cursos e eventos oferecidos aos representados, dentre outros assuntos.
A gerente de relacionamento institucional da FEHOSUL, administradora hospitalar Shirlei Gazave, lembrou da importância de se participar dos fóruns RH (com gestores de RH) e Jurídico (com assessores jurídicos) e das palestras, cursos e seminários com acesso gratuito aos filiados. Shirlei Gazave divulgou que neste ano, a área de eventos da entidade alcançará, até o final do ano, mais de cinquenta atividades realizadas.
O diretor-executivo da Federação, médico Flávio Borges, destacou a necessidade de uma maior integração entre os prestadores do interior do Estado, e reforçou algumas questões importantes que estão sendo discutidas em diferentes frentes, como o Grupo Paritário no Ipe-Saúde e Departamento de Saúde Suplementar da Confederação Nacional de Saúde.
Já o assessor jurídico da Federação, José Pedro Pedrassani, fez uma leitura dos principais assuntos discutidos no âmbito do legislativo em se tratando de questões trabalhistas, como a carga horária dos enfermeiros (PL 30 horas). Negociações coletivas e dissídios também fizeram parte da participação do especialista, despertando grande interesse do grupo.
Ao final do encontro, os participantes fizeram perguntas, apresentaram demandas e debateram sobre diferentes assuntos relacionados ao mercado da saúde gaúcha, além das especificidades encontradas nas regiões onde estão localizados.
Baseado nas contribuições e sugestões dos participantes, a área técnica da FEHOSUL está elaborando, para o próximo ano, uma programação do “Roteiros da Saúde” com formato inovador, incorporando atividades mais abrangentes, a qual será submetida à apreciação da assembleia geral no início de 2015.