Curso da ESPM prepara área de saúde para atender público de alta renda com experiência premium
"Gestão e Marketing de Luxo para a Área Médica" oferece formação em branding, posicionamento de marca com propósito, clienteling, comunicação digital ética e estratégias de fidelização.
A ESPM, referência em marketing e inovação para negócios, abre inscrições para o curso “Gestão e Marketing de Luxo para a Área Médica”, com início previsto para 8 de agosto. Voltado para médicos, gestores de clínicas e profissionais da saúde, o programa é pioneiro ao traduzir os princípios do mercado de luxo para a realidade da prática médica, preparando os participantes para atender a um público de alta renda cada vez mais exigente e sofisticado.
A iniciativa surge em um momento de forte expansão do setor de saúde premium no Brasil. De acordo com estudo da consultoria Bain & Company, o segmento cresce entre 6% e 8% ao ano e deve movimentar R$ 133 bilhões até 2030, consolidando-se como o quarto maior mercado de luxo do país, atrás apenas de moda, automóveis e imóveis. Atualmente, os serviços médicos de alto padrão já representam 18% dos gastos no mercado de luxo nacional, impulsionados pela ampliação da base de clientes de alto poder aquisitivo — o número de brasileiros com mais de US$ 1 milhão em ativos líquidos passou de 64 mil em 2018 para 114 mil em 2022.
Com uma abordagem prática e estratégica, o curso da ESPM oferece uma formação completa em temas como branding, posicionamento de marca com propósito, marketing de experiência, clienteling, comunicação digital ética e eficaz, além de estratégias de fidelização e criação de parcerias que reforcem o valor percebido do serviço. Também serão abordadas práticas de gestão para clínicas, com foco na otimização de operações, mapeamento da jornada do cliente e oferta de um atendimento hiperpersonalizado.
Outro pilar do programa é a formação de equipes preparadas para atuar em um ambiente de excelência. Serão discutidos aspectos como recrutamento, treinamento e desenvolvimento de times voltados para a criação de experiências memoráveis em cada ponto de contato com o paciente.
“O profissional de saúde já domina o conhecimento técnico. Nosso objetivo é equipá-lo com ferramentas de gestão e marketing que elevem o padrão do atendimento e agreguem valor à prática médica”, diz Patricia Diniz, idealizadora do curso e professora da ESPM. “Mais do que tratar, é preciso encantar. O paciente de alta renda espera exclusividade, personalização e uma experiência que justifique o investimento. É essa lacuna que buscamos preencher com esse programa.”
O curso será ministrado por um time de especialistas que atuam no mercado de luxo e saúde. Entre os nomes confirmados estão Patricia Diniz, especialista em Marketing e Gestão nos segmentos de Saúde, Beleza, Moda e Luxo; Amanda Ferraz, fundadora e CEO da FFERRAZ, consultoria focada em marketing médico; e Lafaiete Martins, diretor de Marketing e Novas Tecnologias da Agência Publinet.
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui cinco unidades regionais em Florianópolis, Chapecó, Goiânia, Curitiba e Salvador. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.