Política | 9 de julho de 2013

Crise do Ipe-Saúde leva FEHOSUL ao Tribunal de Contas

Entidade reuniu-se na segunda-feira com o Presidente do TCE, Cezar Miola
Crise do Ipe Saúde leva FEHOSUL ao Tribunal de Contas

A FEHOSUL começou a semana com uma importante reunião no Tribunal de Contas do Estado. Na tarde desta segunda-feira, 8, o presidente da Federação, Dr. Cláudio Allgayer, o vice-presidente, e o diretor-executivo, Dr. Flávio Borges, acompanhados do Presidente da Assembleia Legislativa, médico Pedro Westphalen, se encontraram com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, para tratar de questões referentes ao Ipe-Saúde.

O Grupo Paritário de entidades médicas e hospitalares, do qual faz parte a  FEHOSUL, busca encontrar uma solução para a dívida do Ipergs, que vive situação financeira preocupante. A agenda de segunda-feira foi mais uma da série de reuniões já realizadas, visando resolver os graves problemas na área da saúde do Instituto.

No início do encontro, os dirigentes da Fehosul apresentaram pontos que revelam a insuficiência orçamentária de 2013 do Ipe, que está na ordem de R$ 150 milhões, colocando em risco os pagamentos aos prestadores de serviços no final do corrente exercício. Também foram debatidos temas como a falta de aporte ao Fundo de Assistência a Saúde  (FAS) pelo governo estadual; a deteriorização na relação com os prestadores nos últimos dois anos; o destino de recursos da FAS para outras áreas que não a da saúde; o pagamento de dívida com o INSS com recursos do  Ipe-Saúde – dívidas  anteriores  à criação do Ipe-Saúde e, portanto, de exclusiva responsabilidade do governo estadual –; e a remuneração defasada de todos os prestadores. O valor total de recursos que não foram carreados aos cofres do Ipe-Saúde, desde 2004, data de criação do FAS, estaria na ordem de R$ 1 bilhão.

Ao revelar total comprometimento com o tema, o presidente do Tribunal Cézar Miola afirmou que é missão essencial do TCE contribuir na resolução de temas de relevância social. Aduziu que os técnicos do TCE estão particularmente atentos para ” o desvio de finalidade ” no uso dos recursos da Saúde. A equipe do Tribunal presente na reunião foi estimulada a concluir a auditoria no menor tempo possível e recursos humanos e de logística foram disponibilizados. As entidades prestadoras de serviços serão consultadas para contribuírem no esclarecimento das questões. A Inspeção Extraordinária no IPE- Saúde está sendo realizada a partir de dados do ano de 2004, quando o mesmo foi constituido, e será concluída até 30 de outubro deste ano. São 6 auditores trabalhando em tempo integral. Participaram ainda do encontro, os técnicos do Tribunal Victor Luiz Hofmeister e Cláudio Roberto Koskodan das Chagas.

VEJA TAMBÉM