Geral | 8 de maio de 2013

Cordaptive é descontinuado e suspenso do mercado mundial

Cerca de 830 mil unidades do medicamento serão retiradas do comércio brasileiro
Cordaptive é descontinuado e suspenso do mercado mundial

Cerca de 830 mil comprimidos do medicamento Cordaptive, que combate o colesterol, serão retirados do mercado brasileiro durante o mês de maio. A farmacêutica Merck & Co, que já havia suspendido a comercialização, garante que o produto sairá de circulação em todo o mundo.

O comunicado especial para médicos, divulgado pela empresa no dia 1º de maio, mostrou que um estudo realizado pela Universidade de Oxford (Inglaterra) comprovou que, ao contrário do que prometia, o Cordaptive não reduziu significativamente o risco de morte coronária, ataque cardíaco não fatal ou derrame por colesterol alto. Mais do que isso, houve aumento estatisticamente significativo na incidência de efeitos colaterais no grupo de indivíduos que recebeu o medicamento.

Como já fora noticiado pelo portal Setor Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi notificada em janeiro e determinou a remoção do remédio do mercado. Pacientes que fazem uso de Cordaptive são orientados a procurar seu médico e reavaliar o tratamento, utilizando alternativas terapêuticas.

VEJA TAMBÉM