Gestão e Qualidade | 3 de dezembro de 2019

Conheça os temas que serão abordados nas palestras do Seminários de Gestão: Tendências e Inovações em Saúde

Portal Setor Saúde entrevistou os cinco palestrantes do evento, que ocorre no dia 9 de dezembro, em Porto Alegre 
Seminarios_Gestao_Tendencias_Inovacao_Saude_Topicos

Tendência e Inovações em Saúde é o tema da próxima edição dos Seminários de Gestão, no dia 9 de dezembro, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). O evento conta com palestras de Aloísio Zimmer (advogado, professor e sócio fundador da Aloísio Zimmer Advogados Associados – Porto Alegre/RS); Nactacha Chaves (Responsável pelo Portfólio de Produtos Pixeon HIS & CIS – São Paulo/SP); Fernando Torelly (que assumirá em 2020 como superintendente executivo do HCor – São Paulo/SP); Marcelo Junges Hartmann (Coordenador Médico do SOS Unimed POA – Porto Alegre/RS); e Eduardo Elsade (Diretor do Departamento de Regulação da SES/RS – Porto Alegre/RS). As inscrições podem ser realizadas através deste link.

O Seminários de Gestão, evento já tradicional na agenda da saúde do RS e atualmente em seu quarto ano consecutivo, é promovido pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA).


O patrocínio desta edição é do banco Banrisul; do laboratório farmacêutico MSD; da operadora de planos de saúde Unimed Porto Alegre  e da empresa de tecnologia PIXEON. A certificação é concedida pela faculdade Fasaúde/IAHCS, e os apoiadores são IAHCS AcreditaçãoCBEXsCNSaúde e Naxia Digital.

Seminarios_Gestao_Tendencias_Inovacao_Saude_Logos


Em entrevista ao Portal Setor Saúde, os palestrantes avaliaram o tema desta edição e anteciparam alguns pontos que serão abordados em suas palestras. Confira.

Fernando Torelly (superintendente executivo do HCor – São Paulo/SP)*: Os Desafios da Saúde em um Mercado Altamente Competitivo e em Processo de Consolidação

“O tema desta edição é fundamental quando estamos começando um novo ano. O mercado da saúde está vivendo mudanças e inovações que vão impactar de forma decisiva em um novo ambiente competitivo. Formação de grandes redes, consolidação do mercado, mudanças no modelo de cuidado, integração das informações do paciente, novas tecnologias e também a maior participação do paciente no seu cuidado através de plataformas de engajamento. O modelo organizacional de nossos Hospitais precisa ser repensado para fazer frente a este novo momento”.

“A minha palestra terá quatro tópicos principais: Tendências de mudanças na saúde; visão de qual será o futuro mercado da saúde; como hospitais devem estar preparados para estes novos desafios; e o papel da liderança neste novo contexto”.

Nactacha Chaves (Responsável pelo Portfólio de Produtos Pixeon HIS & CIS – São Paulo/SP): Indicadores Hospitalares para Aumentar a Produtividade

“A Saúde passa por um momento de grande transformação. Novas tecnologias impactam instituições, pacientes e profissionais, mudam e a forma como toda a cadeia se relaciona, impactam em custos e em segurança do paciente. Acompanhar as tendências e inovações no setor é vital para qualquer instituição atualmente. Estar ciente das inovações, entender quais benefícios a Inteligência Artificial pode trazer para os pacientes e médicos, ou como a LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais,] poderá impactar a rotina dos hospitais é fundamental para os atuais gestores”.

“Na palestra, abordarei os indicadores hospitalares para aumentar a efetividade, trazendo informações de como definir, extrair e acompanhar esses indicadores. Ressaltarei quais benefícios para os hospitais que esses dados podem trazer, já que eles podem ajudar a identificar a causa raiz de falhas em processos, obter benefícios financeiros, reduzir custos e desperdícios, e  ainda melhorar a qualidade da assistência ao paciente”.

Marcelo Junges Hartmann (Coordenador Médico do SOS Unimed POA – Porto Alegre/RS) – Cuidado Centrado no Cliente 

“O tema desta edição é extremamente relevante, especialmente no contexto atual do setor e diante de todos os desafios de um mercado cada vez mais competitivo. Estamos atentos às tendências não só do nosso setor, mas acompanhando tudo que vem acontecendo, como algumas tendências e soluções, que podem estar em um outro nicho que aparentemente nada tem a ver com a saúde. Porém, as conexões estão cada vez mais em voga. Temos a inovação como estratégia, mas desde que agregue valor ao cliente. Aí está o ponto central da minha palestra. O foco no cliente e os desafios de uma transformação cultural em uma cooperativa médica”.

Aloísio Zimmer (advogado, professor e sócio fundador da Aloísio Zimmer Advogados Associados – Porto Alegre/RS) – Compliance na Saúde: Uma escolha da Instituição ou Obrigação Legal? 

“Hoje, existe um dúvida no mundo privado em relação a necessidade ou não de implantar programas de integridade. De qualquer forma, na perspectiva da governança da instituição, sempre será positivo. Mas existe uma obrigação legal? Essa dúvida é o tema central da nossa palestra. O que pode, inclusive, causar alguma surpresa”.

Eduardo Elsade (Diretor do Departamento de Regulação da SES/RS – Porto Alegre/RS – Modernização do Sistema Estadual de Urgências em Saúde – Programa de Inteligência Artificial

“Acho que o tema desta edição é inquestionavelmente atual e relevante. O futuro da medicina e da saúde pública e suplementar passa pela incorporação de novas tecnologias. Os modelos de saúde tradicionais não suprem as necessidades de um mundo conectado e que cada vez mais exige comunicação em tempo real e respostas inovadoras, com tecnologia de última geração”.

“Minha palestra vai abordar um histórico dos processos regulatórios e a estrutura do Sistema Estadual de Urgências. Estruturamos um programa altamente inovador, onde mostraremos uma rede conectada com Centrais do SAMU remotas, smartphones em ambulâncias, APPs de Urgência e de Gestão e um pioneiro programa de Inteligência Artificial. Além disso, várias ações inovadoras em nível nacional serão apresentadas”.

Destaques da Saúde 2019 e Distinção QualisRS

Após as palestras do Seminários de Gestão, as entidades de representação do setor saúde promovem as premiações Destaques da Saúde 2019 e Distinção QualisRS, seguido de coquetel. A inscrição para o Seminários de Gestão dá direito à cerimônia de premiação e coquetel de encerramento do ano, oferecido pela FEHOSUL/AHRGS e pelo SINDIHOSPA. Nos próximos dias, o portal Setor Saúde e as entidades promotoras divulgarão os agraciados.

PROGRAMAÇÃO

13:30 [ RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO ]

14:00 [ ABERTURA ] Cláudio José Allgayer(Presidente da FEHOSUL, AHRGS e ONA. Vice-Presidente da CNSaúde)

14:10 [ Compliance na Saúde: Uma escolha da Instituição ou Obrigação Legal? ]  

Aloísio Zimmer  (Advogado, professor e sócio fundador da Aloísio Zimmer Advogados Associados – Porto Alegre/RS) 

15:00 [ Indicadores Hospitalares para Aumentar a Produtividade ] 

Nactacha Chaves (Responsável pelo Portfólio de Produtos Pixeon HIS & CIS – São Paulo/SP)

15:30 [ INTERVALO ]

15:40 [ Modernização do Sistema Estadual de Urgências em Saúde – Programa de Inteligência Artificial ]

Eduardo Elsade (Diretor do Departamento de Regulação da SES/RS – Porto Alegre/RS) 

16:30 [ Cuidado Centrado no Cliente ] 

Marcelo Junges Hartmann (Coordenador Médico do SOS Unimed POA – Porto Alegre/RS)

17:00 [ Os Desafios da Saúde em um Mercado Altamente Competitivo e em Processo de Consolidação ]

Fernando Torelly (Superintendente Executivo do HCor – São Paulo/SP)*

* assume em janeiro de 2020

18:10 [ Premiação Destaques da Saúde 2019 & Distinção QualisRS ]

18:30 [ Posse Solene do Conselho de Administração do SINDIHOSPA ]

19:00 [ Coquetel de Encerramento ]

INSCRIÇÕES AQUI 

Seminarios_Gestao_Tendencias_Inovacao_Saude_Fotos_SS

 

VEJA TAMBÉM