Mundo | 25 de setembro de 2013

Cinco doenças respiratórias mais fatais

Metade da lista com as 10 enfermidades que mais matam no mundo é composta por patologias respiratórias
doenças respiratórias

De acordo com a lista das dez doenças mais mortais do mundo, publicada pela renomada revista médica The Lancet, nada menos do que a metade delas tem origem respiratória. As enfermidades mais graves são a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (3º lugar), as infecções respiratórias (4º), câncer de pulmão (5º), acidentes de trânsito ligados à apneia do sono (8º) e tuberculose (10º).

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – Caracteriza-se por retardar o fluxo do ar através das vias aéreas. Atinge mais de 328 milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com o jornal ABC, da Espanha, estima-se que, naquele país, mais de dois milhões de pessoas tenham esse problema e que 18 mil morrem anualmente.

Infecção respiratória – Embora se constate a diminuição progressiva de vítimas, as infecções respiratórias (nas últimas décadas caíram uma posição na lista) causam 3,2 milhões de mortes, em âmbito global.

Câncer de pulmão – É uma das enfermidades que mais cresceu nos últimos 20 anos. Estima-se que 1,5 milhão de pessoas morreram em 2010, o equivalente a 19% de todas as mortes por câncer naquele ano. Destas, mais de 70% das mortes resultaram do consumo de tabaco.

Apneia do sono – Cerca de 20% dos acidentes de trânsito ocorrem por esta causa. As fatalidades estão relacionadas com sonolência até quatro vezes mais fortes do que as causadas por drogas, álcool ou transtornos mentais.

Tuberculose – Doença com tratamento e cura, desde que o paciente siga a medicação de forma adequada. A taxa de mortalidade da tuberculose caiu 41% entre 1990 e 2010. Devido a isso, caiu do sexto para o décimo lugar na lista das doenças mais mortais.

VEJA TAMBÉM