Mundo | 7 de outubro de 2013

Caminhada reduz riscos de câncer de mama

Estudo da American Cancer Society revela que uma hora de caminhada diária faz muita diferença
sus tratamento cancer

Um estudo realizado pela American Cancer Society (EUA) ao longo de 17 anos, envolvendo 74 mil mulheres, revela a importância do exercício físico na prevenção do câncer de mama. Não é preciso adotar uma vida atlética, mas uma caminhada diária em um bom ritmo já é suficiente para diminuir os riscos.

Os resultados mostram que mulheres na menopausa que andam em uma velocidade de 5,6 km/h por cerca de uma hora, reduziram em 14% a probabilidade de desenvolver um tumor na mama. Os benefícios foram observados também em mulheres com maiores fatores de risco, como a obesidade ou que estejam realizando tratamento hormonal da menopausa.

Quanto maior for o ritmo esportivo, melhor. O estudo garante que os atletas reduzem em 25% as chances de desenvolver a doença. Os dados corroboram com um trabalho anterior, publicado em 2008 pelo British Journal of Sports Medicine, que destacava que mulheres mais ativas têm um risco diminuído em 20% de ter um tumor. A atividade física – além do já conhecido benefício cardiovascular, é importante ainda para evitar câncer de colo de útero e de endométrio.

VEJA TAMBÉM