Café ajuda a proteger contra cirrose
Estudo afirma que duas xícaras por dia reduz o risco em 44%Tomar café diariamente ajuda a proteger o fígado. Pesquisadoras da Universidade de Southampton, Reino Unido, analisaram nove estudos para comparar estilo de vida, dieta, consumo de álcool e cafeína de pessoas saudáveis. Eles descobriram que tomar o equivalente a duas xícaras de café por dia reduz em até 44% os riscos de desenvolver cirrose causada por excesso de álcool, além de cortar pela metade as chances de óbito por causa da inflamação.
Os investigadores não explicaram como isso acontece, mas há ligação com os componentes presentes no café que afetam a saúde humana. “Os efeitos biológicos do café incluem o estímulo do sistema nervoso central, principalmente por conta da cafeína, a atenuação do estresse oxidativo, inflamações e efeito anticarcinogênico”, diz o estudo.
Oliver Kennedy, pesquisador da Universidade de Southampton e líder do estudo publicado na revista Alimentary Pharmacology and Therapeutics, declarou que “esta pode ser uma importante descoberta para os pacientes em risco de cirrose”.
Ao todo, os nove estudos (de longo prazo) envolveram mais de 430 mil participantes – homens e mulheres –, dos quais 1.990 foram diagnosticados com cirrose. Eles avaliaram o consumo médio de café em todos os estudos para observar os efeitos do consumo de café por dia sobre as doenças no fígado. Em oito estudos analisados, o aumento do consumo de café estava associado à redução significativa dos riscos de cirrose. O risco continuou diminuindo enquanto o consumo de café aumentava.Uma xícara por dia reduz o risco de desenvolver cirrose em 22%; duas xícaras, 44%; três xícaras, 57%; e os benefícios máximos encontrados foram com quatro xícaras diárias, com uma redução de 65%.
Enquanto os participantes que beberam café passado tiveram maiores benefícios do que aqueles que bebiam café solúvel, não está claro se há uma diferença entre o tipo de grão de café pode fornecer mais ou menos benefícios. No entanto, as reações químicas naturais que ocorrem ao se preparar um café são considerados chave para a proteção do fígado.
“O café é uma mistura complexa que contém centenas de compostos químicos, e nós não conhecemos quais deles são responsáveis pela proteção ao fígado”, ressaltou o pesquisador.Os próximos passos serão testes clínicos maiores para investigar de forma ampla os benefícios e malefícios do café para que profissionais da saúde possam fazer recomendações mais específicas aos pacientes.
Vale lembrar que os estudos de longo prazo questionavam o consumo de álcool, mas nem todos listavam outros fatores de risco. A cirrose é uma doença crônica que afeta o fígado e pode ser causada pelo consumo excessivo de álcool, mas também por desordens imunológicas, hepatite, obesidade e diabetes.
Leia mais:
Estudo mostra que café limpa as artérias
Álcool e tabaco: 13 sinais de alerta do câncer de boca ou garganta
Pesquisa avalia relação entre consumo de álcool e risco de câncer