BP prevê investimento de aproximadamente R$ 103 milhões em 2025
Em entrevista ao portal Setor Saúde, CEO da BP Denise Santos aborda conquistas recentes, apresenta indicadores e os planos da organização para o futuro.
A BP– A Beneficência Portuguesa de São Paulo vem investindo em parcerias, gestão e transformação digital, com significativos resultados para a operação e os pacientes. Em 2024, um dos marcos foi o nascimento da Croma Oncologia, a partir da joint venture entre a BP, a Atlântica Hospitais e Participações, do Grupo Bradesco Seguros, e o Grupo Fleury. Segundo Denise Santos (CEO da BP), “atuamos focados em nosso planejamento estratégico, atentos às oportunidades, construindo soluções com parceiros e comprometidos com o nosso propósito maior, que é valorizar a vida.” A executiva destaca ainda outros avanços recentes como o credenciamento da BP Educação e Pesquisa como Instituição de Ensino Superior pelo MEC; parceria com a Fundação Champalimaud, referência europeia em pesquisa biomédica; e projeto em parceria com a Fundação Novartis e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Para 2025, o investimento previsto é de cerca de R$ 103 milhões. “Esse montante será direcionado para a modernização e expansão da nossa operação, garantindo avanços na infraestrutura, tecnologia e qualidade assistencial”, destaca.
Santos diz que o foco da BP também é dar continuidade aos projetos estruturantes que permitirão expandir a atuação. A executiva também apresenta diferentes movimentos que ajudam a evidenciar os esforços para aperfeiçoar a eficiência, com destaque para o Novo Modelo de Gestão Hospitalar, um projeto que reestrutura o cuidado ao paciente, otimizando recursos e ampliando o impacto da atuação. “Entre os principais resultados obtidos, tivemos a redução de R$ 11,7 milhões em Mat&Med, consolidando uma gestão dos insumos; redução de 0,6 ponto percentual nos custos relativos à ocupação hospitalar, refletindo um maior giro de leitos e melhor alocação de pacientes, além de redução do tempo de permanência e maior previsibilidade nos processos de alta hospitalar”, comemora.
Além disso, a BP vem investindo na cultura de inovação e excelência. “Outra inovação que implantamos elimina as etapas manuais no fechamento de contas médicas para agilizar o ciclo de faturamento e aumentar a confiabilidade dos dados financeiros. Já diminuiu até 95% do tempo empregado nesses processos. Em alguns casos, a redução foi de dias para poucas horas.”
A CEO da BP detalha que foram traçados objetivos estratégicos até 2030 dentro dos pilares de Expansão, Educação, Foco no Cliente, Eficiência Operacional e Sustentabilidade. Ela ainda aborda gargalos do setor que demandam atenção como interoperabilidade, segurança de dados, prevenção de quadros mais graves de saúde, entre outros. Confira a entrevista completa.
Principais conquistas em 2024 e foco em excelência
“Ainda que desafiador, foi um ano de crescimento sustentado e concretização de iniciativas-chave para consolidar a BP como uma instituição de referência em saúde de excelência, impacto social e educação, avançar em projetos de digitalização na experiência do cliente e fortalecer as nossas ações de sustentabilidade. Assim, atuamos focados em nosso planejamento estratégico, atentos às oportunidades, construindo soluções com parceiros e comprometidos com o nosso propósito maior, que é valorizar a vida” explica Santos.
“Celebramos avanços importantes neste caminho. Uma conquista transformadora foi o credenciamento da BP Educação e Pesquisa como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação (MEC). Com isso, poderemos oferecer cursos de graduação e pós-graduação que integrarão excelência acadêmica e prática clínica e cirúrgica, ampliando nosso impacto na formação de profissionais de saúde.”
“Outro marco relevante, em 2024, foi o nascimento da Croma Oncologia, a partir da joint venture entre a BP, a Atlântica Hospitais e Participações, do Grupo Bradesco Seguros, e o Grupo Fleury. Com o propósito de integrar a jornada do paciente oncológico em uma rede de saúde completa e acolhedora, a nova marca conta com um modelo assistencial diferenciado”, pontua a executiva da BP.
“Também firmamos uma parceria com a Fundação Champalimaud, referência europeia em pesquisa biomédica, para um estudo pioneiro em farmacogenômica aplicada à medicina de precisão em câncer de pâncreas. Esta pesquisa envolve a tecnologia de microRNA, cuja descoberta inicial de pesquisadores norte-americanos ganhou o Prêmio Nobel de Medicina no ano passado. Ainda na fronteira da inovação em saúde, implementamos mais um robô para cirurgias minimamente invasivas, transporte de medicamentos e materiais hospitalares, além de suporte à reabilitação.”
“Desenvolvemos ainda programas de saúde preventiva baseados em inteligência artificial para identificar riscos precocemente e sugerir intervenções para cada perfil de paciente. Além disso, iniciamos o desenvolvimento de uma plataforma de gestão da saúde e bem-estar, utilizando dados de comportamento para recomendações personalizadas”, completa a CEO da BP.
“Com a Fundação Novartis e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, ampliamos quatro parcerias filantrópicas em Cardiologia e Saúde Integral da Mulher, que nos permitem contribuir para ampliar o acesso à saúde e reduzir desigualdades sociais no Brasil.”
“Firmamos também uma parceria com a InovaHC (Núcleo de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) para promover o desenvolvimento e a transformação do setor de saúde. Por meio dela, estamos trabalhando com o uso de 5G, dispositivos interconectados, realidade virtual e aumentada, telemedicina e pesquisas em cirurgia robótica. Participamos também da criação da AHFIP (Associação dos Hospitais Filantrópicos Privados), cujo objetivo é fortalecer o impacto desses hospitais, promover a troca de conhecimento, incentivar a sustentabilidade e unir esforços em prol de melhores condições de saúde para todos.”
“Além disso, aderimos a dois movimentos globais relevantes: os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPS), da ONU Mulheres, e o Movimento Elas Lideram, do Pacto Global. Com essas adesões, reforçamos nosso compromisso com a promoção da igualdade de gênero, da diversidade e da inclusão em todas as áreas da BP”, destaca Santos.
“Entre nossas certificações e reconhecimentos, integramos novamente os rankings World’s Best Hospitals 2024, The World’s Best Specialized Hospitals (pela sexta vez consecutiva) e The World’s Best Smart Hospitals (pela quarta vez*), todos da revista Newsweek”, comemora.
* Nota do Editor: no dia 26 de fevereiro a BP conquistou novamente espaço no The World’s Best Smart Hospitals (edição 2025) da Newsweek, ocupando o 12º lugar na lista dos 115 melhores hospitais do Brasil.
“Por fim, vencemos o Prêmio Consumidor Moderno pela primeira vez no segmento “Hospitais”, que reconhece esforços na melhoria da experiência em saúde, e, pelo quinto ano consecutivo, ficamos entre os três primeiros colocados no Estadão Marcas Mais, que celebra as marcas mais queridas pelos brasileiros.”
Os principais investimentos previstos para 2025
“Em 2025, a BP prevê um investimento significativo de aproximadamente R$ 103 milhões, alinhado ao nosso planejamento estratégico. Esse montante será direcionado para a modernização e expansão da nossa operação, garantindo avanços na infraestrutura, tecnologia e qualidade assistencial. Como parte desse movimento, seguimos ampliando nossos centros de excelência, como o recém-inaugurado Centro de Ortopedia e Mobilidade, reforçando nosso compromisso com a inovação e a excelência na saúde”, informa Santos.
“O foco da BP também é dar continuidade aos projetos estruturantes que nos permitirão expandir nossa atuação. Estamos empolgados com o mundo que se abre pela nossa porta de Educação e Pesquisa. Essa expansão fortalecerá a formação dos profissionais de saúde e permitirá qualificá-los no campo de prática para o ingresso no mercado de saúde. Investiremos na consolidação do novo modelo de gestão hospitalar da BP, assegurando qualidade assistencial, e priorizaremos investimentos em novas tecnologias, treinamento de profissionais, cuidado integrado e multidisciplinar na jornada de pacientes que passam por cirurgias e tratamentos de alta complexidade.”
“Na Ortopedia, por exemplo, já vínhamos obtendo resultados acima do esperado, com uma alta taxa de sucesso em procedimentos complexos e foco contínuo na reabilitação. Prova disso é que conquistamos posições de destaque entre os hospitais brasileiros em um ranking especializado na revista Newsweek, publicado recentemente, em cirurgia de ombro (5º lugar), joelho (6º lugar) e quadril (13º). A partir desta vocação, decidimos criar o nosso Centro de Ortopedia e Mobilidade, com um ciclo completo de cuidados para condições osteomusculares, desde a prevenção até a reabilitação do paciente”, completa a CEO da BP.
“Esse movimento possibilita elevar o padrão de excelência no atendimento de casos complexos, em momentos delicados da vida de nossos pacientes e seus familiares, proporcionando um cuidado ainda mais especializado.”
“Seguiremos investindo em infraestrutura para gerar uma experiência digital aos nossos clientes, com a expansão de plataformas de telemedicina e monitoramento remoto. Temos previstos também novos projetos em colaboração com empresas de tecnologia emergentes e universidades para testar soluções e manter a BP na fronteira da inovação. Também continuaremos a honrar nossa missão filantrópica, com foco na evolução da medicina e em viabilizar uma saúde de qualidade e excelência para todos. Nossas ações de impacto social, tanto por meio do Proadi-SUS quanto em outros projetos de investimento social privado, já chegaram a todos os Estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal”, diz Santos.
Eficiência nos desfechos dos pacientes e nos processos operacionais
Em relação aos movimentos recentes da organização que ajudam a evidenciar os esforços para aperfeiçoar a eficiência, mantendo a sua função social e a sustentabilidade econômico-financeira, Santos destaca ações e indicadores de destaque. “A busca constante pela eficiência nos desfechos dos pacientes e nos processos operacionais permeia toda a estratégia da BP para tornar possível nossa missão de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas com excelência e crescer de forma sustentável. Um dos nossos movimentos mais estratégicos nesse sentido foi a implementação do Novo Modelo de Gestão Hospitalar, um projeto que reestrutura o cuidado ao paciente, otimizando recursos e ampliando o impacto da nossa atuação. Esse modelo foi desenhado para fortalecer a gestão assistencial de maneira mais horizontal, promovendo a autonomia dos profissionais de saúde, a regionalização do cuidado e a utilização mais criteriosa de insumos e medicamentos. Como resultado, alcançamos reduções expressivas no consumo de materiais e medicamentos (Mat&Med), otimizamos custos operacionais e melhoramos indicadores-chave de performance.”
“Entre os principais resultados obtidos, tivemos a redução de R$ 11,7 milhões em Mat&Med, consolidando uma gestão dos insumos; redução de 0,6 ponto percentual nos custos relativos à ocupação hospitalar, refletindo um maior giro de leitos e melhor alocação de pacientes, além de redução do tempo de permanência e maior previsibilidade nos processos de alta hospitalar. Além disso, o impacto econômico já se reflete no aumento do EBITDA. Nosso compromisso é seguir aprimorando essa gestão, garantindo que cada movimento fortaleça tanto nossa sustentabilidade financeira quanto nosso papel essencial na saúde da população”, completa.
“Este empenho passa por investimentos robustos em tecnologia para aprimorar a experiência do cliente, processos internos e os resultados dos atendimentos, procedimentos e cirurgias realizadas. Também envolve um trabalho de fôlego com o desenvolvimento de nossos colaboradores na cultura de inovação e excelência, assim como estabelecimento de parcerias e projetos de inovação aberta. Tudo isso a partir de um modelo de governança que construímos, hoje já maduro, alinhado às melhores práticas do setor, garantindo a transparência e a segurança das informações.”
“Como exemplos de iniciativas, posso citar a redução no tempo de agendamento de exames, consultas e procedimentos com a automação dos pedidos e verificações de autorizações junto aos planos de saúde. Esta solução trouxe benefícios no cuidado aos pacientes e na gestão dos atendimentos. Hoje, 500 colaboradores da BP utilizam a ferramenta no dia a dia e mais de 865 mil validações já foram realizadas.”
“Outra inovação que implantamos elimina as etapas manuais no fechamento de contas médicas para agilizar o ciclo de faturamento e aumentar a confiabilidade dos dados financeiros. Já diminuiu até 95% do tempo empregado nesses processos. Em alguns casos, a redução foi de dias para poucas horas”, comemora a CEO da BP.
“Também adotamos uma plataforma de agendamento de cirurgias, substituindo solicitações manuais e acompanhamentos por telefone. Houve aumento da transparência no processo, com diminuição de custos operacionais e maior satisfação dos pacientes. Evoluímos, ainda, o nosso Command Center, em busca de uma operação mais empoderada e com decisões pautadas em dados. Essa ferramenta nos permite acompanhar em tempo real a jornada do paciente. Conseguimos fazer ajustes rápidos para otimizar o atendimento, o que leva a uma experiência mais eficiente para o cliente.”
“Estamos usando também a inteligência artificial generativa na automatização de tarefas rotineiras em áreas como Qualidade e Suprimentos. Isso facilitou a criação de relatórios, organização de e-mails e apresentações, liberando as equipes para decisões de maior valor e aprimorando o ambiente de trabalho. São movimentos de sustentabilidade financeira que beneficiam diretamente os pacientes e alunos e tornam descomplicado o relacionamento para sermos cada vez mais funcionais e a escolha preferencial dos clientes.”
Os eixos estratégicos estipulados em termos de gestão e assistência
“Traçamos os nossos objetivos estratégicos até 2030 dentro dos pilares de Expansão, Educação, Foco no Cliente, Eficiência Operacional e Sustentabilidade. Recentemente, fizemos um trabalho de revisão e depuração dos nossos objetivos estratégicos, o GoBP, que trouxe mais foco para nossa atuação.”
Conforme Santos, “um dos principais objetivos é sedimentar o nosso novo modelo assistencial de saúde integrada. Ainda na experiência do cliente, além de toda a excelência clínica e cirúrgica, continuaremos a buscar e implantar avanços a partir de sistemas e plataformas que facilitam agendamentos e o relacionamento com a BP.”
“Em termos de crescimento, pretendemos explorar ao máximo o nosso potencial na alta complexidade, especialmente cirúrgica, e abrir novos centros de excelência em especialidades nas quais já somos referência nacional e internacional. Na Educação, consolidaremos nossas ofertas de cursos de pós-graduação e graduação”, reforça a executiva.
” Adicionalmente, com ações de integração, otimização de ciclos e adoção de soluções em diversas frentes, pretendemos reduzir o tempo em tarefas burocráticas e aumentar a personalização no atendimento ao paciente e ao aluno. O conjunto dessas iniciativas visa que a BP continue numa crescente de inovação e implementação de ações com real potencial de evolução da Medicina, da Educação em Saúde e do formato de atendimento.”
Os principais gargalos e ineficiências devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2025
“O ecossistema de saúde vem enfrentando desafios como a necessidade de ampliação do acesso e do financiamento, a pressão financeira das operadoras, a necessidade de adequação regulatória, a própria mudança no comportamento do consumidor – mais preocupado com a sua saúde – que vem exigindo uma mudança nos formatos de atendimento, além de novos entrantes, intensificação de consolidações e verticalizações.”
“Também é imprescindível para o Brasil um olhar cuidadoso para investimentos e gestão da atenção primária, que tem capacidade de fortalecer o sistema de saúde com resiliência frente ao envelhecimento da população brasileira. De acordo com o Censo 2022, do IBGE, cresceu 57,4% em doze anos o número de pessoas com 65 anos ou mais. O Brasil já tem 32 milhões de pessoas (15,8% da população hoje) com 60 anos ou mais. Segundo projeções do IBGE, em 2070, este percentual será de 37,8%. A expectativa de vida ao nascer subiu de 71,1 anos em 2000 para 76,4 anos em 2023, e deve chegar aos 83,9 anos em 2070″, detalha Santos.
“Na BP, principalmente por meio de nossas especialidades estratégicas como Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Oncologia, temos foco no atendimento personalizado e oportuno para a prevenção de quadros mais graves de saúde, assim como no gerenciamento de condições crônicas. Além disso, a digitalização da saúde no país é um trabalho de longo prazo, que continuará exigindo o engajamento das autoridades e atores do setor para superar desafios como a necessidade de maior colaboração entre instituições, a padronização dos dados, medidas rigorosas de privacidade e segurança e o investimento em infraestrutura e tecnologia”, entende a CEO da BP.
“Temos investido sistematicamente, na BP, em nuvem para armazenamento seguro de dados clínicos e interoperabilidade entre sistemas hospitalares, além de soluções de cibersegurança avançadas para conformidade com regulamentações como a LGPD e proteção contra ataques cibernéticos, que vêm sendo cada vez mais objeto de preocupação no mundo.”
“Outro tema relevante são as mudanças climáticas, que provocam alterações nos ecossistemas, na biodiversidade e em ciclos biológicos e geoquímicos. Esse impacto pode causar aumento descontrolado de doenças transmitidas por vetores, como a dengue, e problemas de saúde decorrentes da seca, inundações, calor excessivo e poluição, sem falar no surgimento de novos vírus e no aumento da resistência bacteriana. Tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais, o país como um todo e o setor de saúde precisam de planos de contingenciamento para eventuais crises decorrentes dessas situações”, finaliza Santos.