Tecnologia e Inovação | 24 de junho de 2014

Aplicativo facilita diagnóstico médico mais rápido

É gratuito e permite que profissionais da saúde acessem os principais estudos internacionais
Aplicativo facilita diagnóstico médico mais rápido

A editora do periódico inglês British Medical Journal (BMJ) lançou no Brasil um aplicativo gratuito para profissionais de saúde acessarem, em tempo real, os principais estudos internacionais. O BJM Best Pratice, voltado para smartphones e tablets, ainda só existe na versão em inglês, mas deve receber uma versão em português até o final de 2014.

A tecnologia faz uma análise dos sintomas do paciente, possíveis diagnósticos e terapias, para então fornecer uma espécie de segunda opinião instantânea. Após ser baixado, os 969 tópicos atualizados em diversas áreas, podem ser consultados de forma off-line. O principal benefício do aplicativo é facilitar e agilizar diagnósticos, inclusive em regiões isoladas, já que o profissional só necessita de um aparelho com acesso à internet.

Para acessá-lo, é preciso entrar na loja virtual (iTunes ou Google Play), buscar o BMJ Best Practice, criar uma conta com e-mail e senha e colocar o código acesso: 4249907577. Também há versão para computadores no Portal Saúde Baseada em Evidência (www.periodicos.saude.gov.br).

Outra ferramenta digital é o BMJ Learning, que oferece educação médica continuada, com dezenas de módulos de aprendizagem em texto, vídeo e áudio credenciados e revisados por especialistas do BMJ.

O próximo investimento da editora no Brasil é um curso voltado para profissionais que desejam publicar trabalhos em grandes periódicos científicos. O projeto será colocado em prática a partir de janeiro de 2015, será on-line e em inglês.

VEJA TAMBÉM