Geral | 19 de março de 2014

Anvisa proíbe venda de suplemento proteico para atletas

Dois lotes da marca 100% Whey Protein não podem ser comercializados
Suplementos

Está proibida a distribuição e a comercialização, em todo o Brasil, do suplemento protéico para atletas da marca 100% Whey Protein (lote 156/12, fabricação 02/12/2012, validade 02/12/2014), fabricado pela Vulgo Suplementos Indústria de Alimentos Ltda. A medida foi tomada pela Anvisa através de Resolução publicada no Diário Oficial da União do dia 19 de março. Além deste lote, outro da mesma empresa foi proibido (lote 857 do suplemento marca 100% Whey Protein Top Fuel).

A decisão, conorme texto da Agência, levou em consideração o laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias, que apresentou resultado insatisfatório para ensaio de carboidratos. Na análise, foi detectada quantidade superior em mais de 20% ao valor declarado no rótulo do produto.

A Anvisa já havia proibido, em fevereiro, a venda de 20 lotes de suplementos de proteína (leia aqui). A justificativa era a de que a composição real dos produtos era diferente da informada na rotulagem, o que caracteriza fraude contra o consumidor e prática desleal de comércio. Além disso, alguns produtos apresentaram alterações para o ensaio de carboidratos.

VEJA TAMBÉM