Mundo | 18 de junho de 2013

Agência reguladora da Europa indica cuidados com diclofenaco

Medicamento apresentaria riscos cardíacos e de AVC
Agência reguladora da Europa indica cuidados com diclofenaco

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla para European Medicines Agency) emitiu alerta para o uso  do analgésico diclofenaco. Segundo o órgão regulador, altas doses trazem riscos de infarto.

A Agência salienta que os benefícios do medicamento ainda são maiores que os possíveis efeitos prejudiciais, mas é importante ter precaução com alguns pacientes. É recomendado evita-lo em indivíduos que apresentam doenças cardíacas, problemas circulatórios, ou já tiveram acidente vascular cerebral (AVC).

O alerta se deu após um estudo internacional do Comitê de Avaliação do Risco de Farmacovigilância divulgado em maio, que confirmou os perigos, a longo prazo, do uso de diclofenaco e do ibuprofeno. O fármaco aumenta em um terço as possibilidades de complicações vasculares. De acordo com a EMA, pessoas com hipertensão, colesterol alto, diabéticos ou fumantes só devem usar diclofenaco após cuidadosa avaliação médica.

O resultado de revisões de segurança feitos em 2005, 2006 e 2012 apresentaram uma ligação entre o remédio e o aumento de coágulos e, em alguns casos, ataques cardíacos ou AVCs.

VEJA TAMBÉM