Mundo | 21 de fevereiro de 2013

ACOs já atendem 14% da população dos EUA

Atendimento quase dobrou nos últimos seis meses
ACOs ja atendem 14 por cento da populacao dos EUA

Cada vez mais popular nos EUA, a Accountable Care Organization (ACO, sigla em inglês para Organização Responsável de Atendimento) aumentou em cerca de 40% os serviços prestados nos últimos seis meses. O salto no número de conveniados se deu pela entrada da ACO no Medicare, programa nacional voltado para pessoas acima de 65 anos.

A ACO, criada em 2006 e incluída no Medicare em 2012, é uma rede de médicos e estabelecimentos de saúde que terceiriza responsabilidades no atendimento aos pacientes. São vários especialistas em diferentes áreas, que trabalham de forma conjunta para oferecer assistência da forma mais completa. Atualmente, nos EUA, as pessoas realizam consultas, cirurgias, etc, de forma isolada. Assim, não há integração entre diferentes especialidades médicas e, dessa forma, muitas informações que poderiam ser aproveitadas em futuras consultas acabam se perdendo.

A estimativa é de que, com o crescimento dessas organizações, a concorrência se torne mais acirrada induzindo os preços dos planos de saúde a ficarem mais completos e baratos. Atualmente, os EUA tem entre 37 e 43 milhões de pessoas conveniadas ao ACO, o que representa quase 14% da população total.

Coordenada por médicos conveniados, a ACO utiliza os recursos adquiridos pela fidelidade dos clientes, para oferecer serviços de saúde mais modernos e diferenciados em relação aos planos de saúde convencionais, reduzindo os custos em comparação com o tradicional sistema de pagamento pelo serviço prestado.

VEJA TAMBÉM