Gestão e Qualidade | 4 de abril de 2022

Acolher, cuidar e acompanhar são as premissas do Serviço de Hospitalidade do HED

“Queremos melhorar a experiência do usuário, sendo um canal de acesso a toda infraestrutura hospitalar e acolhendo de maneira exclusiva e individualizada”, diz o coordenador do Serviço de Hospitalidade, Jorge Luz
Acolher, cuidar e acompanhar são as premissas do Serviço de Hospitalidade do HED

Desde junho de 2021, o Hospital Ernesto Dornelles (HED), em Porto Alegre (RS), conta com um novo serviço de atendimento aos pacientes: o de Hospitalidade. Fazendo jus ao significado encontrado para a palavra no dicionário, o Serviço do HED foi criado para receber e cuidar.

O coordenador do Serviço de Hospitalidade, Jorge Luz, explica que o Setor está se tornando o ponto de contato entre os pacientes e as demais áreas do Hospital. “Nosso objetivo é atender as necessidades de quem chega na nossa Instituição. Queremos melhorar a experiência do usuário, sendo um canal de acesso a toda infraestrutura hospitalar e acolhendo de maneira exclusiva e individualizada”.

Paciente ambulatorial

A equipe é formada por oito profissionais e auxilia tanto os pacientes internados quanto os ambulatoriais. “No térreo, temos um colaborador na recepção central que realiza a acolhida de quem está entrando no Hospital, tirando dúvidas, direcionando para o local correto, conduzindo a cadeira de rodas, entre outros tipos de assistência”, expõe o coordenador.

O Serviço de Emergência também possui um profissional que auxilia na comunicação, acolhimento e divulgação de informações. Segundo o gestor do Serviço de Emergência HED, Dr. Alexandre Becker, a Hospitalidade disponibiliza uma opção de cuidado que é complementar ao oferecido pelas equipes assistenciais e se tornou indispensável para o bom funcionamento do Setor. “Com a Hospitalidade alcançamos um novo nível de atenção e acolhida. O cuidado vai muito além de estimular o conforto, trata-se de atender o cliente de forma integral e personalizada, conhecendo os anseios e necessidades de cada um”.

Paciente internado

Nos andares de internação, a equipe da Hospitalidade faz todo o acompanhamento dos pacientes, com visitas diárias aos leitos para verificar como eles estão e se possuem alguma solicitação. A líder da Hospitalidade, Patricia Griebler, informa que o Serviço realiza toda a interlocução entre o paciente, a família e os setores do Hospital. “Nós sabemos que este é um momento delicado, por isso buscamos tornar o período de internação o mais agradável possível”.

A recepção dos familiares e a abertura das visitas nas Unidades de Tratamento Intensivo e na Emergência também são desempenhadas pela Hospitalidade, que realiza, ainda, o pós-alta com os pacientes. “Fazemos uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento recebido no Hospital e ajudamos com possíveis dúvidas sobre exames, tratamentos ou retornos para consultas”.

Cuidado complementar

O foco no cuidado ao cliente é ressaltado pela coordenadora de enfermagem, Elizandra Borba de Oliveira, como um dos diferenciais do Serviço. “Essa parceria entre a assistência e a Hospitalidade vem permitindo que tenhamos um olhar ainda mais diferenciado, cuidadoso e personalizado para cada paciente e seu familiar”.

A preocupação e o cuidado também são percebidos por quem é atendido pelo Serviço, conforme o relato de Lisiane Trevisan Sandi, cujo pai esteve internado no HED. “O carinho, a atenção e o cuidado são primordiais para que esse momento seja menos pesado e doloroso. Ela (colaboradora da Hospitalidade) foi incansável na atenção, gentileza e delicadeza com meu pai. Ele dizia que quando ela chegava no quarto, sua alegria, alto astral e carisma, faziam os dias dele mais leves e felizes”.

O Serviço de Hospitalidade atua de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30. Telefone para contato (51) 3217.8489.

Com informações e fotos HED. Edição SS.



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