CONSTRUTORA TEDESCO apoia construção da Escola dos Sonhos da Aldeia da Fraternidade
Conheça a Escola de Educação Infantil pensada para ser referência em ensino, inclusão e inovação para crianças em situação de vulnerabilidade..
A CONSTRUTORA TEDESCO (Grupo HTB), que tem forte presença no setor hospitalar, principalmente na região Sul do Brasil, é uma das principais apoiadoras do projeto Escola dos Sonhos, uma iniciativa da Aldeia da Fraternidade que está se tornando realidade graças ao engajamento de empresas e parceiros comprometidos com a transformação social. Recentemente, o Diretor-Presidente da TEDESCO, Pedro Silber, visitou a obra acompanhado por Leandro Devegili, presidente voluntário da Aldeia da Fraternidade, e Fernanda Barth, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Porto Alegre. O portal Setor Saúde conversou com Silber e Devegili para conhecer esta parceria.
Conforme Devegili (foto acima), “a Aldeia da Fraternidade nasceu há mais de seis décadas, em Porto Alegre, com o propósito de transformar a realidade de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. Nosso trabalho se baseia na educação, no cuidado integral e em oportunidades que promovam o desenvolvimento humano e a autonomia. Hoje, atendemos mais de 450 crianças e adolescentes, mas o nosso sonho sempre foi poder ampliar esse alcance.”
“Dentro dessa visão, surgiu o projeto ´Escola dos Sonhos´ (projeção de como será o local acima) para nossa Escola de Educação Infantil, um espaço educacional e social totalmente integrado, pensado para ser referência em ensino, inclusão e inovação. A nova escola vai permitir ampliar nossa capacidade de atendimento para até 500 crianças, com infraestrutura moderna, sustentável e acolhedora. Além das salas de aula, teremos áreas dedicadas à saúde, nutrição, tecnologia e convivência comunitária. É um projeto que une infraestrutura de ponta, gestão tecnológica e uma rede de parceiros comprometidos com o futuro da educação”, completou Devegili, empresário e investidor da área de tecnologia, que atua há mais de 10 anos na Aldeia da Fraternidade e, atualmente, é presidente voluntário da instituição.
Etapa atual do projeto e a atuação da TEDESCO
“A obra da Escola dos Sonhos já está em andamento, sob a coordenação técnica da CONSTRUTORA TEDESCO, e avançando de forma muito rápida e segura. Paralelamente, seguimos em fase de captação de recursos, buscando parceiros que possam contribuir com itens específicos como equipamentos da cozinha, das salas de aula, entre outros. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2026, de modo que possamos iniciar o ano letivo de 2027 já no novo espaço. Esse é um marco muito esperado por todos nós, pois representa um salto significativo na capacidade de atendimento e na qualidade do serviço educacional oferecido pela Aldeia”, acrescentou Devegili.
“A participação da CONSTRUTORA TEDESCO é fundamental para o sucesso da “Escola dos Sonhos”. Eles assumiram integralmente a gestão da obra, sem repassar custos de administração, e estão dedicando uma equipe muito experiente ao projeto. Isso nos traz uma enorme tranquilidade, porque, como instituição, nosso foco deve estar em cuidar de crianças e famílias e não de obras complexas. A TEDESCO traz um olhar técnico, rigoroso e sensível. Desde o início, a equipe demonstrou um carinho especial pela Aldeia e compreendeu que essa não é apenas mais uma construção: é um espaço que vai impactar diretamente mais de 500 famílias e ser referência não só no nosso Estado, mas em todo o país. Essa empatia e compromisso fazem toda a diferença e nos permitem focar no que sabemos fazer melhor, educação e cuidado humano”, elogiou o presidente da Aldeia da Fraternidade.
“A Equipe da CONSTRUTORA TEDESCO é responsável pela obra e o faz com excelência. O projeto também conta com o apoio de longa data do empresário William Ling e do Instituto Jama, fundado por Jayme Sirotsky, ambos grandes incentivadores da educação e parceiros históricos da Aldeia. O Instituto Moinhos também iniciou um trabalho importante de pesquisa e planejamento de ações de saúde e atendimento às crianças e famílias da escola. Além disso, tivemos um investimento relevante no desenvolvimento de um sistema de gestão dos educandos, criado pela EduSpace e pela Data Science Brigade, que já está em operação e integra dados sobre presença, atividades, nutrição e saúde. Um grande salto de inovação social e tecnológica. Qualquer empresa ou pessoa que compartilhe da nossa visão é bem-vinda para se juntar a esse sonho, a obra é grande, complexa e depois de inaugurada ainda teremos desafio de manter toda essa estrutura, por isso seguimos buscando parceiros para etapas finais desta fase de obras e também para apoio recorrente. Cada contribuição, seja financeira, técnica ou em serviços, ajuda a construir não apenas um prédio, mas um futuro melhor para centenas de crianças. E graças a parceiros que acreditam em nosso trabalho, hoje estamos transformando sonhos em realidade”, disse Devegili.
Práticas ESG da TEDESCO e o apoio que transforma famílias
Para o Diretor-Presidente da TEDESCO, Pedro Silber (foto abaixo), a organização sempre teve um olhar especial para projetos alinhados com a comunidade, tendo participado de outros projetos sociais, como a OFICINA ORTOPÉDICA DA AACD PORTO ALEGRE, a casa INAMEX [para acolhimento de crianças com doenças neurológicas], o restauro do PÂO DOS POBRES, a reforma do IMAMA e diversas ações do INSTITUTO MOINHOS SOCIAL. “A TEDESCO/HTB atua sob sólidas e modernas práticas sustentáveis, responsabilidade social e governança corporativa. A ESG é um fator vivo dentro da nossa atuação. Nossas ações envolvem diretamente a participação dos principais stakeholders da companhia.”
“Um dos projetos que apoiamos é o Certidão da Vida em parceria com o Hospital Moinhos de Vento. O projeto tem metas ambiciosas: o plantio de uma árvore para cada recém-nascido na instituição hospitalar, totalizando aproximadamente 4.000 árvores por ano e cerca de 20.000 ao longo de sua execução, em uma região de Mata Atlântica, localizada em uma Área de Preservação Ambiental, APA do Banhado Grande, em Viamão, no RS. Também tivemos a honra de reformar há alguns anos atrás a sede do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, entre outros projetos de reforma para entidades beneficentes. Internamente, alcançamos pelo 6º ano consecutivo a certificação como uma das melhores empresas para trabalhar, nos Rankings GPTW [Great Place to Work]. O Grupo HTB também tem apresentado resultados na questão da diversidade, com 40% da liderança sendo exercida por mulheres. A educação e aperfeiçoamento dos colaboradores do Grupo alcançou em 2024, 14.775 horas de treinamento”, acrescentou Silber.
“Mais especificamente no projeto Escola dos Sonhos da Aldeia da Fraternidade, reconhecemos o belo trabalho desenvolvido em prol da educação e dos mais vulneráveis. Acreditamos que o nosso apoio é importante, mas o resultado dos trabalhos da Aldeia é ainda mais valioso, pois transforma famílias. Os projetos inegavelmente ajudam jovens e crianças a desenvolverem suas potencialidades para conquistarem um futuro melhor para suas famílias e para a sociedade como um todo”, finalizou o Diretor-Presidente da TEDESCO.
Conheça mais sobre a Aldeia da Fraternidade (site) e saibacomo ajudar (planos).