Hospital Moinhos realiza o plantio simbólico de 3.400 árvores
Setor Saúde acompanhou cerimônia da segunda etapa do projeto “Certidão da Vida” realizada na Quinta da Estância, em Viamão.Na tarde desta segunda-feira (23), o HOSPITAL MOINHOS DE VENTO realizou mais uma etapa do seu projeto “Certidão da Vida” com o plantio simbólico de 3.400 árvores na Quinta da Estância, em Viamão (RS). O projeto prevê o plantio de uma árvore para cada criança nascida na instituição até 2027, ano do centenário da instituição. O portal SETOR SAÚDE esteve presente e conversou com o Superintendente Administrativo do Hospital Moinhos, Evandro Moraes, o gestor ambiental do Hospital, Rogério Almeida da Silva e com Pedro Silber, CEO da CONSTRUTORA TEDESCO, uma das parceiras do projeto.
“O nosso objetivo com este evento é buscar uma pauta positiva em meio a um cenário tão ruim que estamos vivendo: a crise climática sem precedentes no nosso País e no mundo. Vivemos recentemente no nosso Estado a maior calamidade climática da nossa história com a enchente devastadora que nos atingiu. E o nosso País hoje, praticamente arde em chamas, com todas as regiões com focos de incêndios, alguns criminosos, outros não. Existe um desbalanço e um descompasso no meio ambiente em todo o mundo. Por isso buscamos essa pauta positiva em meio a este caos”, explicou Evandro Moraes (foto abaixo).
Ainda conforme o Superintendente Administrativo do Moinhos, “o projeto Certidão da Vida faz parte do planejamento de Gestão Ambiental do Hospital Moinhos de Vento. O projeto obviamente possui um cunho institucional como tudo que a gente faz. Mas ele tem ainda um apelo de responsabilidade social muito grande pois ele gera um processo de colaboração com a nossa sociedade. Estamos hoje aqui fazendo o plantio simbólico de mais 3.400 árvores que se juntam ao plantio que realizamos no ano passado, cumprindo com as metas estipuladas aqui. Iniciamos em junho de 2023 e alguns bebês que já foram certificados neste período estão aqui conosco hoje. Estamos tentando trazer um pouco de luz para uma agenda que nos preocupa muito, fazendo este plantio simbólico de mais um lote de árvores e que seguirá até 2027, com o objetivo de nos apresentarmos neste ano em que comemoraremos o nosso centenário como uma instituição “carbono neutro”. Mais do que isto, é preciso ressaltar o apelo social ao possibilitarmos que as crianças tenham o seu nome associado a uma árvore. É um movimento que busca engajar a nossa sociedade e incentivar ações que impactem positivamente o meio ambiente”, acrescentou Moraes.
O gestor ambiental do Hospital, Rogério Almeida da Silva, pontuou que com a entrega desta segunda-feira, 6.800 árvores e 3.380 certidões já foram entregues para os bebês e suas famílias desde o início do projeto. Ele também destacou a importância da participação das empresas parceiras. “Hoje nós temos 13 empresas parceiras que aportam recursos financeiros para este projeto que a longo prazo tem um custo bastante alto. A nossa expectativa é realizar o plantio de 20.000 árvores até 2027. O Certidão da Vida tem uma pegada completamente ecológica. Esperamos sequestrar em torno de 300 toneladas de CO₂. Além disso, queremos impulsionar a questão da educação ambiental para além das famílias. São 20.000 famílias que serão conscientizadas durante todo este período. Há ainda amigos destas famílias que muitas vezes também participam deste processo. Este é um projeto perene. Não queremos que seja passageiro. Estamos fazendo o plantio, mas também estamos desenvolvendo ações de manejo das árvores juntamente com a participação das famílias ao longo dos anos, ou seja, acompanhamos o crescimento das árvores e das crianças que deram origem ao plantio”, destacou Almeida.
Almeida ressaltou a participação da Quinta da Estância, local que a família pode visitar e ter orientações mais detalhadas sobre o processo de desenvolvimento da sua árvore e sobre questões socioambientais. No site do Hospital, a família também pode acompanhar novidades sobre o crescimento da árvore. A cada nascimento, o Hospital entrega aos pais a “Certidão da Vida” – um certificado confirmando que o nascimento do bebê inspirou o plantio de uma árvore. O certificado também contém um QR Code, permitindo que a família acompanhe o crescimento da árvore e até mesmo agende visitas. Além disso, os colaboradores das empresas participam de momentos de engajamento com esta temática ambiental.
“A Certidão da Vida é feita por meio de uma parceria muito boa com a Quinta da Estância, reconhecida pela sua destacada atuação na preservação e em ações educacionais. Além das 20.000 árvores, o Hospital Moinhos concederá mais 10.000 árvores para a Quinta da Estância, totalizando 30.000 árvores que plantaremos em 130 hectares. As empresas parceiras também têm engajado os seus colaboradores para fazer parte do projeto, vivendo o projeto, até ajudando no plantio, por exemplo. E é claro, as famílias participam de ações ao longo da vida, na qual promovemos com os técnicos da Quinta da Estância conhecimento e engajamento”, completou Almeida (o segundo da esquerda para a direita, foto abaixo).
Para Pedro Silber, CEO da CONSTRUTORA TEDESCO, uma das 13 empresas parceiras, o projeto é fruto da sinergia que o Hospital Moinhos e suas equipes têm com as questões socioambientais. “A gente tem uma relação com o Hospital que já vem de bastante tempo, com a execução de diversos projetos, o que para nós é motivo de muita satisfação, responsabilidade e orgulho. Para nós, é muito importante podermos estar participando não somente da construção de obras físicas. Estar gerando relacionamento com uma instituição de tanto prestígio e que tanto faz pela saúde não só do Rio Grande do Sul nos motiva muito. Eu vejo o projeto Certidão da Saúde como inovador. Vemos muitas empresas falando sobre sustentabilidade ambiental com um discurso vazio. O projeto associando o plantio de uma árvore ao nascimento de uma criança nos cativou muito. Estarmos embarcados neste projeto é um motivo de muita satisfação, já que podemos estar dando a nossa pequena contribuição neste contexto. Nós entendemos que mais do que a sigla ESG, precisamos estar trazendo também a consciência daquilo que temos dentro de nós, algo que o Moinhos demonstra com diversas ações reais e concretas dos seus gestores e colaboradores”, disse Silber (à esquerda, foto abaixo).
Certidão da Vida
Lançado durante o 3° Summit Ambiental realizado em junho de 2023, o projeto Certidão da Vida prevê o plantio de uma árvore para cada criança nascida na instituição até 2027. A previsão é que sejam plantados 4 mil mudas por ano, totalizando, em 2027, 20 mil árvores e 20 mil famílias impactadas.
A iniciativa foi desenvolvida para atender três grandes objetivos: neutralizar as emissões de carbono da instituição, tocar e conscientizar as famílias dos bebês nascidos no Hospital e influenciar e engajar a rede de fornecedores.
Parceira do Certidão da Vida, a Quinta da Estância recebe todas as mudas do projeto. Lá, elas são plantadas em uma área de preservação ambiental, ampliando o espaço de mata e, consequentemente, protegendo as nascentes dos rios que passam pelo local. As árvores plantadas são nativas e frutíferas, possibilitando que elas também sirvam de alimento para todas as espécies que existem na fazenda.
O Certidão da Vida tem como empresas parceiras a AST FACILITIES, SELBETTI, CONSTRUTORA TEDESCO, GLOBALMED, 3WINGS, FORMAS E EFEITO, PURPERS, PFIZER, ELFA, MA HOSPITALAR, HARD LINK, VIVEO, ECOFINANCE e MV.
Veja mais fotos do plantio realizado nesta segunda-feira (23)
Crédito das fotos – Leonardo Lenskij