Centro de AVC do Hospital de Clínicas de Passo Fundo recebe Acreditação Internacional pela World Stroke Organization
“Trata-se de uma conquista de enorme importância para nossa instituição, para nossa cidade e, sobretudo, para os pacientes que confiam diariamente em nosso cuidado.” destacou o responsável técnico pelo Centro de AVC, Dr. Daniel Lima Varela.
A World Stroke Organization (WSO) certificou o Centro de AVC do Hospital de Clínicas de Passo Fundo como Centro Essencial de AVC, em reconhecimento à adesão a padrões globais baseados em evidências para o tratamento da doença e excelência na prática clínica e nos resultados para os pacientes.
“Trata-se de uma conquista de enorme importância para nossa instituição, para nossa cidade e, sobretudo, para os pacientes que confiam diariamente em nosso cuidado.” destacou o responsável técnico pelo Centro de AVC, Dr. Daniel Lima Varela.
A certificação é válida até outubro de 2028. “Essa certificação não é apenas um reconhecimento técnico: é o reflexo direto da dedicação, competência, disciplina e compromisso de cada profissional que compõe nossa linha de cuidado. É fruto de processos qualificados, comunicação efetiva, vigilância contínua de indicadores e, acima de tudo, do esforço incansável em oferecer um atendimento ágil, seguro e humanizado.” complementou Dr. Daniel.
A enfermeira responsável pela unidade, Sandra Biasuz destacou o envolvimento de da equipe multiprofissional para os resultados obtidos. “Estamos muito felizes e orgulhosos com a Acreditação do nosso Centro, pois este selo é o reconhecimento de um trabalho sério e a dedicação de muitos anos de toda uma equipe multidisciplinar, demonstrando que nos nossos resultados estão de acordo com padrões globais de qualidade.” enfatizou Sandra.
O atendimento ao paciente vítima de AVC requer uma rede estruturada, que inicia com o treinamento do atendimento pré-hospitalar e unidades parceiras, além da agilidade técnica e envolvimento das equipes do HC, compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, equipe administrativa e assistencial e serviços de apoio diagnóstico.
“Ainda esperamos que ao divulgarmos essa conquista também estejamos chamando a atenção da sociedade em geral para o tema do AVC como Emergência Clínica que é, que existem tratamentos disponíveis em centros especializados, mas que necessita ser reconhecido rapidamente para um melhor desfecho.” salienta a enfermeira Sandra.
A Certificação de centros de AVC pela WSO é um selo de qualidade para hospitais que seguem protocolos rigorosos e oferecem o melhor tratamento para pacientes AVC, resultando em desfechos clínicos otimizados. A Unidade de AVC do Hospital de Clínicas é a primeira em Passo Fundo a receber esta certificação.