Paola Andreoli assume presidência da SOBRASP
Diretoria para o biênio 2025-2026 será 100% feminina.A SOBRASP, Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, tem nova diretoria e 100% feminina, com 14 profissionais de saúde de vários estados brasileiros à frente dos cargos desde o dia 6 de dezembro, data em que a entidade completou sete anos de fundação, com a realização de um webinar comemorativo.
Para a presidência no biênio 2025-2026 foi eleita Paola Andreoli, que é doutora em Ciências da Saúde, tem MBA em Gestão de Saúde, e é gerente da Qualidade, Segurança do Paciente e Desfechos Clínicos no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Na vice-presidência, assumiu Helena Barreto dos Santos, médica e coordenadora do Programa de Qualidade e Informações em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Duas novas diretorias foram criadas: a de Relações Internacionais, que será conduzida por Elenara Ribas, médica especialista em Melhoria e tutora da TeamSTEPPS Consultora; e a de Seções Regionais, dirigida por Gilvane Lolato, gerente Operacional da ONA.
Desde 2017, por meio de sua agenda de cursos, simpósios, congressos, webinars, palestras em grandes eventos da área da saúde, participação em câmaras técnicas da ANVISA e presença constante nas redes sociais e em veículos de imprensa, a SOBRASP tem engajado profissionais de saúde de todo o país, e a sociedade como um todo, em torno da cultura da segurança do paciente como condição básica para a transformação da realidade da assistência em saúde no Brasil.
Representante do Ministério da Saúde faz palestra no webinar comemorativo
O webinar dos sete anos da Sociedade, e que marcou a posse da nova diretoria, foi conduzido por Heleno Costa Junior, do Conselho Estratégico da entidade. A abertura foi feita por Victor Grabois, que se despediu da presidência, cargo que ocupou desde que a entidade foi criada, em 2017, por um grupo multidisciplinar de profissionais comprometidos com a causa da segurança do paciente e a qualidade do cuidado, e atuantes na assistência, gestão, ensino e pesquisa em vários estados brasileiros.
Grabois reforçou que o trabalho em rede – que une o público e o privado, a academia e os serviços de saúde – é uma das principais marcas e orgulhos da Sociedade, além da multiprofissionalidade. Também ressaltou grandes realizações, como três congressos nacionais; a ampliação e o estímulo de ações em torno do Abril pela Segurança do Paciente e do Dia Mundial da Segurança do Paciente – que hoje mobilizam todo o sistema de saúde e reverberam ao longo dos outros meses do ano; a criação da Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso; a atuação dos Grupos Temáticos de Trabalho, os GTTs, que, segundo Grabois, são “a força motriz de tudo o que a SOBRASP faz”
Em seguida, Tatiane Chaves de Faria, coordenadora-geral de Atenção Hospitalar da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, e associada da Sociedade desde sua criação, apresentou a palestra A importância da SOBRASP para a qualidade do cuidado e segurança do paciente no Brasil. “A segurança do paciente é uma prioridade global e a atuação da SOBRASP tem sido fundamental para sua promoção no Brasil, com educação e formação continuada, promoção de protocolos e boas práticas e fomento à cultura da segurança, entre muitas outras frentes importantes para avançarmos nessa área cheia de desafios. O redimensionamento dos Núcleos de Segurança do Paciente do país; o fomento da capacitação, inserção e valorização de profissionais dessa área nas instituições; e a inclusão da discussão da segurança do paciente de forma transversal às nossas políticas públicas são alguns deles”, destacou Tatiane.
Paola Andreoli: “Certamente podemos alavancar um ciclo virtuoso na cultura da segurança da nossa região”
Ao assumir a fala, a presidente empossada Paola Andreoli disse que “se, há alguns anos, tínhamos dúvidas se a qualidade do cuidado e a segurança do paciente eram temas importantes na área da saúde, no sentido de termos pessoas qualificadas para isso, hoje não temos mais. O país conta com um conjunto de profissionais que trabalham pela cultura da segurança e da qualidade no dia a dia, que compartilham conosco o mesmo propósito, e o mais importante, com o mesmo entusiasmo”. Entre os atuais desafios da SOBRASP, Paola chamou atenção para a sustentabilidade da Sociedade e a ampliação da representatividade nos estados.
“Gostaria de lembrar do que me disse, uma vez, o Ezequiel Garcia Elorrio, presidente da International Society for Quality in Health Care (ISQua), de que deveríamos nos sentir orgulhosos de ter a sociedade de qualidade e segurança do paciente mais importante da América Latina, porque é a única, nas palavras ele”. Temos a responsabilidade como sócios, como diretoria, de manter essa pujança da SOBRASP, porque certamente podemos alavancar um ciclo virtuoso na cultura da segurança da nossa região”, finalizou Paola, apresentando a nova diretoria.
Diretoria SOBRASP 2025-2026
Presidente – Paola Andreoli (SP)
Vice-presidente – Helena Barreto dos Santos (RS)
Secretária-geral – Flávia Giron Camerini (RJ)
Secretária Adjunta – Luana Ferreira de Almeida (RJ)
Diretora Financeira – Aline Cassi Yukimitsu (SP)
Diretora de Educação e Formação Profissional – Claudia Fernanda de Lacerda Vidal (PE)
Vice-diretora de Educação e Formação Profissional – Audrey Rippel (SP)
Diretora de Comunicação e Marketing – Alessandra Roscani (SP)
Vice-diretora de Comunicação e Marketing – Juliana de Souza Silva Cardoso Porto (BA)
Diretora de Eventos – Michelle Maria dos Santos Silveira (GO)
Diretora de Sustentabilidade e Projetos Estratégicos – Cláudia de Oliveira Toledo (RJ)
Diretora de Pesquisa e Inovação – Aline Albuquerque Sant’Anna de Oliveira (DF)
Diretora de Relações Internacionais – Elenara Ribas (RS)
Diretora de Seções Regionais – Gilvane Lolato (SP)