Muda calendário de vacinação na rede pública de saúde
Hepatite A, B, Pneumocócica 10-valente, Pneumo (conjugada) tipo C, HPV e Poliomielite
A Secretaria de Saúde do RS informa que está em vigor, a partir de janeiro, o novo calendário de vacinação na rede pública de saúde. Há alterações de número de doses, faixa etária e modo de aplicação. As mudanças dizem respeito às seguintes vacinações:
Hepatite A – a dose única mudou a data de reforço de 12 para 15 meses por questões operacionais.
Hepatite B – administrada em três doses, ela agora passa a ser universal, em vez de atender a um público de até 49 anos.
Pneumocócica 10-valente – diminuiu uma dose. Agora são duas doses em crianças de menos de um ano, aos dois e aos quatro meses e um reforço aos 12 meses. Para as crianças de um ano a menores de cinco anos que não receberam as doses do esquema primário (menores de um ano de idade) a indicação é a dose única.
Pneumo (conjugada) tipo C – indicação de duas doses, três meses e cinco meses, e uma dose de reforço aos 12 meses. Para as crianças de um ano a menores de cinco anos que não receberam as doses do esquema primário, a indicação é dose única.
HPV – a vacina entrou no calendário de 2016. Antes era recomendado para meninas até nove anos e o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para 13 anos completos. São duas doses com intervalo de seis meses, não sendo mais necessária a terceira dose aplicada 60 meses após para proteger contra as quatro cepas fundamentais.
Poliomielite – a partir de janeiro de 2016 serão três doses com a vacina inativa da poliomielite, administrada por via intramuscular.