Gestão e Qualidade | 1 de junho de 2017

7 aspectos de uma transparência bem-sucedida na saúde

Segundo estudo, Brasil se encontra em 12º lugar comparado a outros países
7 aspectos de uma transparência bem-sucedida na saúde

O documento “Uma abordagem inovadora – Um caminho prático para aprimorar o setor de serviços de saúde por meio da transparência” é um resumo especial (com foco no Brasil) do estudo global da consultoria KPMG. No material original, 32 sistemas de saúde do mundo foram analisados.

Assinado por Marcos A. Boscolo (Sócio KPMG no Brasil) e Daniel Greca Bosco (Gerente Sênior KPMG no Brasil), o boletim informativo defende que há um potencial considerável a ser explorado a partir da transparência do sistema de saúde. O material apresenta ainda o que é um sistema de saúde transparente e reflexões sobre os resultados no Brasil.

Na introdução, é destacado que “o Brasil obteve uma boa pontuação geral de 61%, posicionando-se no nível dois de países em termos de índice de transparência, e, com isso, mostrou uma grande variação de pontuações nas seis diferentes dimensões de transparência mensuradas. Um aspecto positivo é que o Brasil é um dos poucos países que possuem um serviço de ouvidoria acessível aos pacientes, bem como um sistema de procurement divulgado e protegido por lei. Ambas as iniciativas contribuem significativamente para a transparência da “Experiência do Paciente” e da “Governança”, diz o texto.

E defende ainda as oportunidades para melhorar a posição do Brasil. “ Por outro lado, o estudo mostrou que há oportunidades de melhoria nas pontuações em relação à ´Qualidade dos Serviços de Saúde´ e à ´Comunicação dos Dados de Serviços de Saúde´, que não dispõem do tipo de customização de dados que poderia ajudar os pacientes e os médicos na escolha, respaldada por informações concretas, entre os prestadores de serviços de saúde”, conforme o prelúdio, assinado pelos especialistas da KPMG Brasil.

Veja os 7 aspectos de uma transparência bem-sucedida no setor de serviços de saúde:

1 Criar uma estratégia consistente. O governo da Dinamarca é um bom exemplo, tendo criado de modo bem-sucedido um ambiente de política e legislação positivo, respaldado por um modelo de governança que prioriza tanto a qualidade dos serviços como a gestão da qualidade.

2 Inspirar-se em prestadores de serviços inovadores. As partes interessadas mais esclarecidas, sejam elas os prestadores de serviços, os compradores ou os pagadores, não estão esperando que a transparência seja imposta a elas por meio de legislação, e sim buscando como elas podem introduzir e gerenciar iniciativas de transparência para aprimorar a qualidade e o valor. Inspirar-se nelas pode ser uma forma de evitar uma abordagem de cima para baixo que gere resistência.

3 Mensurar o que importa para os pacientes. As informações sobre a experiência do paciente são o principal fator motivador quando se trata de fazer com que mais consumidores utilizem dados de desempenho na tomada de decisão sobre os serviços de saúde. O Friends and Family Test, introduzido pelo Serviço de Saúde Nacional da Inglaterra, fornece informações em tempo real sobre a experiência do paciente com base em uma única pergunta que consiste na probabilidade de a pessoa recomendar o serviço de saúde que ela utilizou recentemente para amigos e familiares.

4 Adotar menos medidas, usar mais dados significativos. Um dos benefícios mais imediatos da transparência é que as pessoas podem ver quais informações estão sendo atualmente coletadas em todo o sistema. Isso pode estimular discussões úteis sobre quanto desses dados se faz realmente necessário e quais são os indicadores mais úteis para o aprimoramento dos cuidados com a saúde.

5 Oferecer transparência de preço personalizada. De acordo com as evidências sobre o que os consumidores buscam quando pesquisam sobre dados referentes a preços para respaldar suas escolhas, as ferramentas de transparência de preço personalizada fornecem informações sobre os custos reais para pacientes individuais.

6 Adotar uma abordagem de salvaguarda de dados dos pacientes que seja vantajosa para estes. Uma segurança de dados e uma governança de informações transparentes tornaram-se uma necessidade. Ao desenvolver uma estratégia de privacidade e salvaguarda para os dados pessoais do paciente, é vital que haja um argumento claro sobre as vantagens disso para os pacientes, além de quaisquer outros benefícios abstratos ao sistema.

7 Promover narrativas independentes para aprimorar o entendimento. A avaliação e a interpretação independentes dos dados permitem um maior entendimento do impacto e dos resultados das políticas, do desempenho e dos mercados de serviços de saúde. Dr. Foster, do Reino Unido, foi pioneiro em narrativas independentes de terceiros. O Health Care Incentives Improvement Institute (HCI3), nos Estados Unidos, por meio de técnicas de análise de dados avançadas, fornece tais narrativas atualmente.

Acesse Uma abordagem inovadora – Um caminho prático para aprimorar o setor de serviços de saúde por meio da transparência

Acesse também (em inglês) o Health Transparency Map (interativo) 

 

VEJA TAMBÉM