Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 14 de agosto de 2017

500 anos da reforma luterana é destaque em atividade do Hospital Moinhos

Pastor Martin Dreher, estudioso da vida de Lutero, proferiu palestra seguida de debates  
500 anos da reforma luterana é destaque em atividade do Hospital Moinhos

Com a proximidade da passagem dos 500 anos da reforma luterana, o Hospital Moinhos de Vento promoveu evento aberto ao público para discutir o tema. No dia 10 de agosto, às 18h30min, ocorreu a palestra “500 anos da Reforma Luterana – o Hospital Moinhos de Vento e as transformações históricas”, apresentada pelo pastor Martin Norberto Dreher, doutor em História da Igreja e estudioso da vida de Martin Lutero, teólogo e monge agostiniano que em 31 de outubro de 1517, publicou nas portas da igreja do castelo de Wittenberg , na Alemanha, as famosas 95 teses, que provocaram o cisma protestante na Igreja Católica.

Após a palestra, houve debate com a participação de Everson Oppermann, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul, e René Ernaini Gertz, historiador, professor universitário e doutor em Ciências Políticas.

A data da palestra, 10 de agosto, também assinalava o dia de nascimento de Sophie Pauline Zink (1881-1955), primeira diaconisa brasileira e diretora do Hospital Alemão, denominação original do Hospital Moinhos de Vento.

“ A Reforma Protestante teve grande influência na formação da sociedade moderna, impactando na economia, política e educação. O palestrante e os debatedores abordaram esses diferentes aspectos relacionando-os com a história e com o Hospital Moinhos de Vento, que em outubro comemora 90 anos” afirmou Vania Röhsig, superintendente Assistencial do Hospital Moinhos de Vento, que estava presente na atividade, liderada pelo presidente do Conselho de Administração, Eduardo Bier, com as presenças também de Mohamed Parrini, superintendente executivo, e dos demais dirigentes da superintendência da entidade, Tanira Torelly e Reimbran Kolling Pinheiro.

Membros da direção com os expositores

Membros da direção com os expositores

 

Presente ao encontro, o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL), Cláudio Allgayer, ressaltou os principais assuntos discutidos e a importância do evento. “ Muito feliz a oportunidade da atividade reunindo uma brilhante exposição sobre aspecto crucial da evolução da identidade humana no mundo ocidental, interligando com a própria história de nove décadas do hospital – fundado por imigrantes alemães luteranos – e enaltecendo, com muita sensibilidade, a figura destacada de Sophie Zink, marco na trajetória vitoriosa de uma Instituição exemplar, que orgulha os gaúchos, nos cenários nacional e internacional”, explicou Allgayer.

Cláudio Allgayer e uma atenta plateia no Hospital Moinhos de Vento

Cláudio Allgayer e uma atenta plateia no Hospital Moinhos de Vento

Crédito das fotos Leonardo Lenskij.

VEJA TAMBÉM